Massagem de joelho, enquanto sentada na cadeira.

Dor nos joelhos: causas, sintomas e métodos para aliviar

Share this article

PARTILHE ESTE ARTIGO:

A dor nos joelhos pode dar a sensação de que nunca desaparece, especialmente porque os nossos joelhos são cruciais para nos movimentarmos durante o dia. Pode estar a pensar "o que provoca a dor nos joelhos?" ou "quando é que devo consultar um médico para falar sobre a minha dor nos joelhos?" Aqui encontra o que sempre quis saber sobre dor nos joelhos e o que pode fazer a esse respeito.

Sabia que os joelhos são duas das maiores e mais complexas articulações do corpo? Os joelhos fazem muito por nós ao longo do dia. Estão envolvidos em grande parte do nosso movimento diário - andar, levantar, sentar. De facto, existem poucas coisas em que os nossos joelhos não estão envolvidos - são essenciais para caminhar, cozinhar, até para estar de pé enquanto prepara alguns lanches rápidos.

 

Encontrar um alívio para a dor nos joelhos pode, não só, voltar a colocá-lo no caminho certo, como pode voltar a colocar um sorriso na sua cara, uma vez que pode desfrutar novamente de algumas das suas atividades favoritas. Portanto, aqui está a nossa primeira recomendação para alcançar um alívio da dor: sente-se, relaxe, e coloque os pés para cima enquanto lê para saber mais sobre as dores no joelho e o que pode fazer a esse respeito.

Antes de mais, saiba que não está sozinho. 80% das pessoas que têm dores, relatam dores nos joelhos.1  Embora a dor nos joelhos possa afetar qualquer pessoa em qualquer idade, a dor nos joelhos é mais comum à medida que envelhecemos, devido a anos de desgaste, ainda mais se tiver excesso de peso (pois isto coloca mais stress na articulação), ou se praticar desporto. Na verdade, atletas e desportistas são particularmente propensos a lesões nos joelhos. Como os joelhos são vitais para os movimentos, as dores nos joelhos podem impedi-lo de praticar desporto ou dificultar a realização de atividades simples, tais como caminhar e subir escadas.

Read More

Mãe e filha no parque, com a mãe a ajudar a mover a bicicleta.

Sintomas de dor nos joelhos

Os joelhos com dores e doridos têm uma forma de se fazerem sentir ao longo do dia. Quer seja uma dor persistente ou uma dor aguda, com um início repentino ou gradual, aqui estão alguns sintomas de dor nos joelhos a ter em conta e o que podem significar.

Os sintomas e sinais incluem:

  • Dor nos joelhos que se manifestam de repente;
  • Instabilidade e fraqueza no joelho, ou a sensação de que o joelho está prestes a ceder;
  • Sons de estalar ou ranger no joelho;
  • Inchaço;
  • Vermelhidão;
  • Rigidez, bloqueio da articulação e/ou incapacidade de endireitar o joelho.

Muitas vezes estes sintomas podem ser controlados com segurança em casa ou com a ajuda do seu farmacêutico (assegurando que segue as indicações no folheto informativo de qualquer medicamento que obtenha na farmácia). No entanto, se sofrer de dor crónica nos joelhos, pode considerar consultar um médico.Um médico pode avaliar a sua condição e sintomas de acordo com um conjunto de critérios de diagnóstico, antes de potencialmente fornecer um diagnóstico de osteoartrose para determinar um plano de tratamento personalizado. Para isso, aprender como falar com o seu médico sobre a sua dor será uma grande ajuda.

 

A dor nos joelhos pode ser crónica ou aguda. A dor crónica nos joelhos é de longa duração (pelo menos três meses após a sua ocorrência inicial, embora se sofrer de dor crónica saiba que pode durar muito mais tempo); e persiste mesmo depois da causa da dor ter desaparecido. A dor aguda é de curta duração - uma dor repentina no joelho como esta pode ser sentida após uma lesão nas articulações ou no tecido mole que rodeia o joelho.

A dor nos joelhos durante a noite é comum. Estudos demonstram que a dor nos joelhos relacionada com a osteoartrose pode provocar dificuldades em dormir.2 O aumento da dor nos joelhos durante a noite pode também ser devido a alterações nas hormonas do corpo durante a noite que afetam a forma como o corpo processa a dor.3  A fadiga constante (e ocasionalmente a má disposição) que pode acompanhar a dor crónica nos joelhos, pode ser outro sintoma indesejável da dor nos joelhos.

Quando consultar um médico

Nem todas as dores nos joelhos são iguais. Por vezes, a dor nos joelhos requer atenção médica imediata. Se sentir alguma das seguintes situações, geralmente associadas a dores graves nos joelhos, procure cuidados médicos:

  • Incapacidade de suportar peso no joelho;
  • Instabilidade no joelho ou sensação de que o mesmo está prestes a ceder;
  • Inchaço significativo do joelho;
  • Incapacidade de estender completamente ou fletir o joelho;
  • Deformação clara na perna ou joelho;
  • Vermelhidão, dor e inchaço no joelho acompanhados de febre;
  • Dores graves no joelho resultantes de uma lesão;
  • A dor persiste à mais de 7 dias - ou se estiver a fazer medicação para o alívio da dor e o folheto informativo indicar os dias recomendados a tomar, pode continuar tomar o medicamento antes de consultar um médico e se a dor não tiver desaparecido.

Read More

Mulher caminha no parque a ouvir música.

Causas de dor nos joelhos

A articulação do joelho é constituída por três ossos, tendões que ligam os ossos aos músculos e ligamentos que estabilizam e ligam os ossos. Dois elementos de cartilagem em forma de c, chamados meniscos, atuam como amortecedores na articulação, enquanto bolsas preenchidas com líquido sinovial, chamadas bursas, ajudam o joelho a mover-se suavemente.4  A perturbação de qualquer parte desta delicada engenharia pode provocar dor nos joelhos. 

As causas de dores no joelho podem incluir:

  • Desgaste ou uso crónico excessivo
  • Lesão aguda
  • Condições médicas, tais como osteoartrose
  • Joelho de corredor

Desgaste ou uso crónico excessivo que provocam dor nos joelhos

O uso crónico excessivo pode resultar num desgaste anormal dos joelhos. Pode resultar em condições tais como tendinites ou osteoartrose no joelho, que por sua vez provocam dor nos joelhos. A repetição do mesmo movimento durante o exercício ou trabalho (especialmente se for de alta intensidade) pode resultar numa lesão devido a uso excessivo em que os elementos que compõem o joelho - tais como a cartilagem que amortece a articulação do joelho no caso da osteoartrose - ficam desgastados e enfraquecidos. 

 

Se sentir dor nos joelhos após uma corrida ou após a prática de exercício físico, estes podem ser os culpados disso. Além disso, se tiver problemas na anca ou nos pés, que o façam andar de forma desigual, isto, pode ficar com um desalinhamento dos joelhos, e por sua vez um friccionamento onde não é suposto quando anda, podendo resultar em danos.

Evidência de dor no joelho.

A artrite no joelho é muitas vezes uma condição mais especificamente designada de osteoartrose. A osteoartrose é uma doença de "desgaste" que danifica as suas articulações ao longo do tempo. A artrite dos joelhos afeta principalmente adultos com mais de 45 anos5,6, em muitos casos devido ao uso excessivo durante um longo período de tempo. A osteoartrose no joelho ocorre quando a cartilagem que amortece a articulação do joelho se desgasta ao ponto de já não poder proteger eficazmente os ossos. Quando isto acontece, os ossos começam a friccionar uns contra os outros, causando inchaço, dor, inflamação, e rigidez na articulação do joelho. 

Os sintomas de osteoartrose  no joelho incluem:

  • Dor nas articulações do joelho;
  • Esporões ósseos, que resultam em articulações deformadas ou maiores;
  • Inchaço;
  • Rigidez; 
  • Função e mobilidade limitada das articulações;
  • Aumento da dor no joelho durante a noite.7

As lesões que causam dores agudas nos joelhos incluem:

  • Fraturas;
  • Lesões nos ligamentos;
  • Lesões no menisco.

Muito frequentemente, as lesões agudas nos joelhos resultam de torcer o joelho durante o desporto ou simplesmente no dia-a-dia - como bater com o joelho numa mesa. Se sentir dor nos joelhos depois de correr ou dor nos joelhos depois de fazer exercício físico e conseguir relacionar o acontecimento com um movimento impróprio, torção, ou momento em que bateu com o joelho, pode ter sofrido uma lesão aguda.

Se tiver uma lesão antiga que não tenha sido devidamente tratada, pode sentir frequentemente dores ou inflamação que podem causar dores crónicas nos joelhos. Dependendo da gravidade da sua dor, pode decidir procurar tratamento médico ou tratar a  dor usando opções caseiras para a dor nos joelhos.

A dor crónica nos joelhos devido a condições médicas e doenças subjacentes requerem planos de tratamento a longo prazo criados em conjunto com o seu médico. As doenças que podem causar dor nos joelhos incluem (mas não estão limitadas a) infeções, artrite reumatóide, esclerose múltipla, e gota. Estas podem afetar o funcionamento normal das articulações do corpo, incluindo o joelho.

Se adora correr e fazer exercício, continue a fazê-lo! É uma ótima maneira de se mexer e de manter-se em forma. No entanto, atletas e desportistas podem ser propensos a lesões nos joelhos.

O Joelho de corredor faz-se sentir como dor à volta da rótula e pode ser o resultado de uso excessivo, lesões, anormalidades dos ossos dos pés ou pernas e músculos fracos. As lesões nos joelhos são comuns entre os atletas, por exemplo, que muitas vezes sofrem ruturas nos ligamentos dos joelhos, levando a dores súbitas no joelho.

O Joelho de corredor é uma condição que pode afetar qualquer pessoa que participe em atividades que exijam muita flexão dos joelhos, tais como correr, andar, saltar ou andar de bicicleta.

Os sintomas incluem:

  • Dor atrás ou à volta da rótula, incluindo dor na lateral do joelho;
  • Dor ao dobrar o joelho;
  • Dor que é pior quando se está a descer uma rua inclinada ou a descer as escadas;
  • Inchaço;
  • Saltar ou ranger do joelho.

Trate o Joelho de corredor repousando o joelho e usando um anti-inflamatório. Emplastros ou o gel Voltaren podem proporcionar um alívio da dor em caso de emergência.

Diagnosticar a dor nos joelhos

Um exame minucioso por um médico ou fisioterapeuta pode ajudar a estabelecer um diagnóstico preciso da causa das suas dores nos joelhos. Ele, ou ela, pode também recomendar alguns tratamentos específicos para o seu caso indidivudal - nomeadamente realizar um plano de tratamentos específicos que abordem as suas necessidades únicas. Portanto, não se esqueça de visitar o seu médico ou profissional de saúde.

Alívio da dor nos joelhos

O alívio do sintoma de dor nos joelhos pode trazer-lhe de volta a alegria em conseguir realizar pequenas coisas ao longo do dia-entrar no seu carro, baixar-se para atar o sapato, sentar-se na sua cadeira favorita, ou mesmo andar de bicicleta. 

 

Para obter um alívio eficaz da dor nos joelhos, use Voltaren gel ou emplastros. Reduzem a inflamação, aliviam a dor e aceleram a recuperação. Saiba qual a alternativa certa para si aqui.

Voltaren ajuda-o a voltar à sua rotina diária o mais rapidamente possível, e pode ser usado em conjunto com uma outra solução a longo prazo. 

Para um alívio mais prolongado da dor nos joelhos, existem vários tratamentos holísticos ou métodos de tratamento para a dor nos joelhos que pode experimentar em casa e que podem complementar os medicamentos que possa estar a utilizar. 

Estes incluem:

  • Descanso;
  • Alongamentos;
  • Treino adequado de força;
  • Fisioterapia;
  • Manter um peso saudável.

Seja qual for o tratamento escolhido por si e pelo seu médico, estar no controlo da sua dor, pode ser o primeiro passado para sofrer  e voltar a encontrar a alegria no movimento.

Read More

Alívio de dor no joelho com aplicação de Voltaren.

Alivio da dor nos joelhosPara mais dicas sobre como aliviar a dor nos joelhos, não há nada como um pouco de educação suplementar. Pode encontrar aqui alguns recursos adicionais para abordar - e tratar! - a dor nos joelhos, para que consiga voltar a sentar-se/andar/mexer-se/dançar ao longo do dia e com um sorriso na cara.

Tratamento para a dor nos joelhos

Mostrar todas as referências

Fechar referências

Descubra as alternativas Voltaren para o alivio da dor

Voltaren Emugelex ajuda-o a aliviar a dor

Embalagem de Voltaren Emulgelex.

Descubra como Voltaren Emugelex proporciona um alivio da dor, até 12 horas, penetrando profundamente nos tecidos

Saiba mais

Voltaren Emulgel com triplo efeito, ajuda-o a aliviar a dor

Embalagem de Voltaren Emulgel.

Descubra como Voltaren Emulgel com triplo efeito, atua no local da dor e inflamação, para que se mova livremente

Saiba mais

Share this article

PARTILHE ESTE ARTIGO: