Homem pratica alongamento no jardim.

Seis tratamentos caseiros para o alívio da dor de costas

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Quando as dores de costas começam a fazer-se sentir, podem realmente fazer com que perca o seu rumo, por isso, é um bom plano ter à mão uma série de ideias de tratamentos caseiros para o alívio da dor de costas.

Quando pensamos nas alternativas para aliviar a dor de costas, a gama de medicamentos Voltaren pode-nos ajudar. Mas conhecer e compreender vários tratamentos caseiros para as a dor de costas significa que pode complementar a medicação tomando outras ações por si próprio. 

 

Afinal de contas, enfrentar o problema de vários ângulos significa que tem uma maior probabilidade das suas costas costas se moverem livremente de novo, quer seja para saltar no trampolim com as crianças, ou simplesmente ficar de pé o tempo suficiente no balcão da cozinha a fazer aqueles scones perfeitos.

A dor de costas é muito comum. De facto, um valor incrível de 82% das pessoas que sentem dor, dizem que a sentem na zona lombar.1

Pode saber mais sobre as causas aqui, mas continue a ler para saber como aliviar a dor.

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Tratamentos Caseiros para as Dores de Costas

Qualquer seja a zona das costas afetada pela dor, há muitas soluções comuns que são úteis. Algumas opções a considerar são:

  1. Melhorar a sua postura
  2. Rolos de espuma  
  3. Terapia de calor 
  4. Pensar na sua dieta
  5. Ajustar a sua posição de sono 
  6. Alongamentos 

Há mais informações sobre cada uma destas opções em baixo, por isso dê uma vista de olhos e veja quais poderão ser as mais adequadas para si.

Melhorar a Sua Postura

Parece uma solução simples, mas quando pensa em se livrar das dores da dor de costas, melhorar a forma como se posiciona pode fazer uma verdadeira diferença. Alguns aspetos a considerar são:

  1. Quando estiver sentado, certifique-se de que está numa cadeira de apoio, onde as suas ancas estão mais altas do que os joelhos. Evite cadeiras que sejam demasiado baixas ou moles, como sofás.
  2. Mantenha o pescoço em posição vertical e não deixe que ele se movimente para a frente.
  3. Ao trabalhar numa secretária, evite movimentos de torção, mantendo o teclado, o rato e o telefone ao seu alcance. Os seus cotovelos devem estar à altura da secretária com a cadeira chegada para a frente. Se precisar de apoio extra, use uma almofada ou uma toalha enrolada no espaço das suas costas.
  4. Ao conduzir, faça pausas frequentes e saia realmente do carro para passear. Talvez até possa fazer um pequeno alongamento!2

Rolos de Espuma

Os rolos de espuma são uma escolha popular para aliviar a dor nos músculos das costas. Os rolos atuam efetivamente como auto-massagem, com o peso corporal do utilizador a fornecer a pressão.3

Um pesquisa no YouTube dar-lhe-á muitos exercícios para usar o rolo de espuma, mas uma forma de começar é deitar-se no rolo com este posicionado longitudinalmente ao longo da sua coluna vertebral, e os joelhos dobrados. Eleve os braços até ao teto, palmas das mãos viradas para dentro, vire-as para fora e rode os ombros, voltando à posição inicial. Ao fazer isto, levante uma perna, e endireite-a. Baixe lentamente, e depois faça com a outra perna.4

Prática de exercício com rolo de espuma.

Terapia de calor

A aplicação de calor nas costas pode muitas vezes proporcionar alívio das dores lombares a curto prazo. A utilização de um emplastro térmico, como Voltatermic, pode proporcionar-lhe até 8 horas de calor direcionado, para relaxar os músculos contraídos, e ajudar a combater a dor. Leia as intruções de utilização antes de utilizar.

A aplicação de um saco de água quente na zona também pode ser muito eficaz para o alívio da dor lombar, assim como tomar um duche quente ou um longo e relaxante banho de imersão.

Pense na sua dieta

Uma dieta equilibrada será sempre útil para garantir que o seu corpo obtém todos os nutrientes de que necessita para se fortalecer e recuperar.

Vale também a pena notar que se estiver com excesso de peso, pode colocar uma tensão adicional nas suas costas.5 Perder esses quilos extra é uma ótima forma de descansar as suas costas, e redescobrir a alegria do movimento.

Ajuste a sua posição de sono

Ter o apoio certo do seu colchão é crucial para ajudar com a dor de costas durante a noite. É importante encontrar a firmeza apropriada que lhe proporcione um alívio, enquanto mantém o seu corpo apoiado, independentemente da forma como gosta de dormir.6

Deve então tentar manter a sua coluna vertebral em posição direita. Por isso, evite usar demasiadas almofadas, que possam desalinhar a posição da cabeça, e considere colocar uma almofada entre os joelhos, se dormir de lado, ou debaixo destes, se dormir de costas.7

Alongamentos

A coluna vertebral está concebida para se mover, pelo que limitar o movimento pode agravar a dor. Experimente alguns alongamentos simples que lhe proporcionam um alívio da dor de costas e melhoram os seus movimentos. Lembre-se de se mover lentamente, nunca force o seu corpo a um alongamento doloroso e use uma superfície uniforme e estável sobre a qual se possa esticar.

Pode ver aqui, uma seleção de alongamentos para a dor de costas, mas abaixo estão alguns para começar:

Exercício de flexão lombar.

1) Flexão lombar
Esta é uma ótima opção para as dores lombares. Deite-se de costas e puxe os dois joelhos para cima em direção ao peito. Leve a cabeça para a frente até sentir um alongamento confortável nesta posição. Segure durante 20-30 segundos. Repetir 5-10 vezes.

Exercício de alongamento - joelho ao peito

2) Joelho ao peito
Deite-se de costas com os joelhos dobrados e ambos os calcanhares apoiados no chão. Colocar ambas as mãos atrás de um joelho e trazê-lo o mais próximo possível do peito. Segure durante 20-30 segundos, repita com a outra perna. Repetir 5-10 vezes para cada perna.

Exercício de alongamento de Extensão Cruzada.

3) Extensão cruzada
Coloque-se nos 4 apoios, mãos e joelhos no chão, posicione os pés afastados à largura da anca, e as omoplatas ligeiramente unidas. Estenda uma perna para trás e estique o braço oposto para a frente. Mantenha a posição durante 10 segundos, puxando os dedos dos pés para baixo para que o calcanhar fique estendido. Depois troque os braços e as pernas. Repetir 10 vezes de cada lado.

Incorporar mudanças como estas na sua vida quotidiana deverá começar a proporcionar algum alívio e ajudá-lo a recuperar a alegria do movimento.

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