Alívio de dor nas costas com aplicação de Voltaren.

Tratamento da dor de costas e métodos de gestão da dor

Share this article

PARTILHE ESTE ARTIGO:

O alívio da dor de costas nunca é tão simples quanto um passeio no parque. Na realidade, pode ser exatamente o oposto. Pode imobilizá-lo. Numa única posição. No sofá. Dentro de casa. Tentando desesperadamente não mexer um músculo para que não provoque a tão indesejada dor de costas.

É por isso que sentir algum alívio para a dor de costas - e depressa! - pode ser tão urgente. Estamos aqui para ajudar. Quer sejam medicamentos, técnicas de gestão da dor ou tratamentos caseiros, reunimos tudo o que precisa de saber sobre tratamentos para a dor de costas. ...

A dor de costas, particularmente a dor lombar, é uma das principais causas de incapacidade a nível mundial.1 Em certa altura da vida, a maioria das pessoas irá sentir dor de costas. De facto, 92% das pessoas terão dor de costas em algum momento.2

Algumas causas de dor de costas incluem:

  • Espasmos e distensões musculares
  • Osteoartrose
  • Trauma após lesão, como uma queda
  • Irregularidades na coluna vertebral
  • Infeção

Read More

Pai e filha brincam em casa.

Tratamento da dor de costas

Os tratamentos para a dor de costas podem assumir muitas formas, dependendo do tipo e gravidade da dor que sente. Alguns tratamentos a considerar são:

  • Medicamentos
  • Fisioterapia
  • Tratamentos em casa, como exercícios, massagens, emplastros de calor, e sacos de gelo
  • Cirurgia

Medicação para as dores de costas

Dependendo do tipo de dor de costas e de quão leve ou grave é, pode querer considerar a possibilidade de tomar medicação. Todos estes tratamentos funcionam tanto como tratamentos para as dores lombares como para as dores cervicais. Em casos de dores de costas crónicas graves, o seu médico pode prescrever-lhe medicação sujeita a receita médica. No entanto, noutros casos, os medicamentos não sujeitos a receita médica podem ser úteis.

Anti-inflamatórios

Os anti-inflamatórios são ótimos para começar quando se fala em alívio da dor de costas. As cápsulas moles Voltaren contêm o AINE diclofenac, para uma tripla ação de alívio da dor, redução da inflamação, e rápida recuperação. Certifique-se de que lê o folheto informativo antes de tomar este medicamento. Assim, pode voltar ao tipo de movimento que coloca um sorriso no seu rosto. ...

Paracetamol

Os analgésicos orais não sujeitos a receita médica como o paracetamol são frequentemente utilizados para o alívio das dores de costas. São os primeiros a ser utilizados por muitas pessoas porque estão frequentemente disponíveis em casa. Pode optar por utilizar o paracetamol como uma solução provisória no início da dor de costas até conseguir algo mais direcionado, tal como um AINE (anti-inflamatório não esteróide), como por exemplo: Voltaren.   

Analgésicos tópicos

Voltaren, em formato de gel ou emplastro, é aplicado na sua pele sobre a área afetada. Contêm diclofenac, um poderoso e eficaz AINE (anti-inflamatório não esteróide), que é absorvido pela pele. A gama de analgésicos tópicos Voltaren é direcionada para o local da dor para aliviar as dores e acelerar a recuperação.

Read More

Relaxantes musculares

Em alguns casos de dor de costas leves a moderadas, os analgésicos não sujeitos a receita médica podem não ser suficientes para lhe proporcionar o alívio que deseja (e precisa). O seu médico pode prescrever-lhe um relaxante muscular. Os relaxantes musculares, como o seu nome indica, relaxam os seus músculos para que possam recuperar. Os relaxantes musculares podem causar-lhe tonturas e sonolência.3

Anti-depressivos

Alguns tipos de antidepressivos podem ser prescritos como tratamento da dor de costas.4 Os efeitos de alívio da dor dos anti-depressivos na dor de costas são independentes dos seus efeitos de aumento do humor. Os anti-depressivos são prescritos por um médico e só devem ser utilizados de acordo com as instruções do mesmo.

Injeções

Para dores de costas crónicas que não respondem a outros tratamentos, o seu médico pode recomendar injeções para o alívio da dor. As injeções só devem ser administradas por um profissional de saúde qualificado.

Tratamento da dor de costas em casa

Em muitos casos, a gestão das dores de costas pode ter lugar em casa, sem consultar um médico.

  1. Descanso
    Por vezes, tudo o que as suas costam precisam é de um bom descanso para recuperarem. Levantar objetos pesados, stress, lesões desportivas. Todos estes são provavelmente os culpados quando se trata de dores de costas. Descansar e abster-se destas atividades pode dar às suas costas o tão necessário tempo de recuperação. Por isso, relaxe. E...não faça nada! 
  2. Alongamentos
    Os alongamentos são ótimos tanto para aliviar como para prevenir a dor de costas causada por tensões musculares.5 Bónus adicional: pode mesmo fazê-los enquanto está sentado à sua secretária ou a ver televisão. Alguns alongamentos são direcionados para o tratamento das dores na zona lombar. Outros são direccionados para o tratamento de dores cervicais. Rotinas regulares de alongamentos, como o yoga, podem ser úteis na prevenção da dor de costas, bem como no tratamento das mesmas. Reúna um regime de alongamentos que funcione para si e para a sua dor.
  3. Terapia do frio
    Aplicar gelo nas costas doridas pode ajudar a reduzir a inflamação. Certifique-se de envolver o seu saco de gelo (ou saco de vegetais congelados - isso também funciona!) com uma toalha fina antes de o aplicar na sua pele.
  4. Cuidado com a postura 
    A má postura é um grande contribuinte para a dor de costas- quer seja a relaxar numa cadeira ao jantar ou a curvar os seus ombros para ver um ecrã de telefone/computador/tablet. Verifique a sua postura periodicamente ao longo do dia para se certificar de que a sua anca está alinhada com os ombros e que os seus ombros não estão descaídos para a frente. .
  5. Use bom calçado  
    O uso de calçado de apoio proporciona uma boa base para transportar o seu peso corporal e manter uma postura saudável. Se sentir dor de costas, é aconselhável que os seus sapatos não meçam mais de 2,5cm de altura.
  6. Terapia do calor 
    O calor pode ajudar os músculos a relaxar, reduzindo as dores de costas. Quer utilize um saco de água quente em casa ou tome um banho numa banheira quente, relaxar os seus músculos das costas pode ajudar na recuperação.
    Os emplastros de calor são uma ótima forma de aliviar a dor de costas. Os emplastros térmicos VoltaTermic não são medicamentosos e aquecem suavemente os seus músculos, relaxando-os. Verifique o folheto informativo antes de utilizar. Os emplastros térmicos VoltaTermic aliviam a dor e ajudam a combater a inflamação, ajudando-o mais uma vez a conseguir-se movimentar.
  7. Exercício físico
    Estar inativo pode agravar a dor de costas. O exercício físico leve aumenta o fluxo sanguíneo para a área afetada, acelerando a recuperação.7 Quando a sua dor diminui e sente que pode consegue, faça algum exercício físico ligeiro. Vá passear. Nade alguns metros numa piscina. Faça yoga. Qualquer coisa de baixa intensidade deve fazer resultado. Lembre-se apenas de ir ao seu próprio ritmo e ouvir o seu corpo. Se sentir dor intensa ou penetrante a qualquer momento, pare.
  8. Massagem 
    A massagem terapêutica pode ajudar no alivio da dor de costas. A massagem da zona afetada das costas pode aliviar a dor e restaurar a funcionalidade.

Se estiver com dificuldade para a lidar e gerir a dor de costas, ou se a mesma prolonga-se, então deve visitar o seu médico. O seu médico irá examinar as suas costas e fará perguntas sobre quando começou a sentir dores, onde se localiza a dor, se se sente melhor ou pior em certos momentos e se já a teve antes. Juntos elaborarão um plano de tratamento para a dor de costas.

O seu médico poderá encaminhá-lo para mais testes para determinar a causa da dor de costas. O seu médico poderá também partilhar conselhos sobre como aliviar a sua dor de costas e poderá recomendar analgésicos, o uso de calor ou gelo, e exercícios ligeiros, como caminhar.

Voltaren para o alivio das dores de costas

Se tiver dores de costas, Voltaren pode ser o alívio que procura. Voltaren tem uma gama de produtos adequados para aliviar as dores de costas, especialmente de tensões ou lesões desportivas - leia os folhetos informativos dos produtos e fale com o seu farmacêutico para encontrar o mais adequado para si.

A gama de produtos Voltaren para o alívio das dores de costas inclui:

Homem a praticar posição de yoga no parque.

6 tratamentos caseiros para o alivio da dor de costas

Quando a dor de costas o deixa arrasado no sofá experimente uma destas técnicas para o alivio da dor de costas

 

Saiba mais

Voltaren Emulgel com triplo efeito, ajuda-o a aliviar a dor

Embalagem de Voltaren Emulgel.

Descubra como Voltaren Emulgel com triplo efeito, atua no local da dor e inflamação, para que se mova livremente

Saiba mais

Voltaren Emugelex ajuda-o a aliviar a dor

Embalagem de Voltaren Emulgelex.

Descubra como Voltaren Emugelex proporciona um alivio da dor, até 12 horas, penetrando profundamente nos tecidos

Saiba mais

Cápsulas Moles Voltaren 25 para o Alivio da Dor

Embalagem de Voltaren 25.

Voltaren 25 propociona um alivio rápido da dor de costas, com uma substância ativa anti-inflamatória disponível para começar a atuar em 15 minutos.

Saiba mais

Emplastros Térmicos para um alivio da dor sem medicamentos

Embalagem de VoltarTermic Emplastros

Voltatermic proporciona até 8 horas de calor térmico localizado, para um alivio eficaz da dor das costas e pescoço

Saiba mais

Como funciona Voltaren para o alivio da dor de costas?

Gel

Está clinicamente provado que Voltaren Emulgel e Voltaren Emulgelex para a dor de costas aliviam a dor. Contêm um AINE, diclofenac, e pode ser comprado na sua farmácia mais próxima.

O diclofenac funciona reduzindo as substâncias no seu corpo que causam inflamação. Ao aliviar a inflamação, Voltaren funciona como um tratamento eficaz para as dores de costas para acelerar a recuperação.

O gel forma um reservatório de diclofenac quando aplicado regularmente, a partir do qual há uma libertação prolongada da substância ativa, para uma alívio duradouro da dor e inflamação. A tecnologia utilizada neste medicamento ajuda o gel a penetrar profundamente através da pele para melhorar a distribuição de diclofenac no local da dor e inchaço, tornando-o um eficaz analgésico para as dores de costas.

A tecnologia utilizada é uma combinação única de gel e creme, proporcionando um efeito refrescante e calmante quando aplicado na pele.  Se massajar o gel na sua pele quando o for aplicar, este movimento pode proporcionar benefícios calmantes adicionais no local da dor e da inflamação!

Voltaren Emulgel

Contém 1,16% de diclofenac em forma de gel e são recomendadas 3 a 4 aplicações por dia.

Voltaren Emulgelex

Contendo 2,32% de diclofenac, a fórmula também tem um agente de permeabilidade que penetra em profudidade na área dos tecidos e articulações e dura mais tempo do que Voltaren Emulgel. Só precisa de ser aplicado duas vezes por dia, de manhã e à noite, para um alívio da dor de longa duração.

Cápsulas moles Voltaren

As cápsulas moles Voltaren contêm diclofenac que ajuda a aliviar a dor; são geralmente bem tolerados, e o seu estômago pode reagir melhor ao diclofenac do que a ibuprofeno ou aspirina.9

Emplastros térmicos

Os emplastros térmicos VoltaTermic são uma forma não medicamentosa de termoterapia. Cada emplastro fornece até 8 horas de calor (40°C) para acalmar as dores de costas.

Como usar o Voltaren na dor de costas

As opções de tratamento com Voltaren para a dor de costas são: Voltaren gel, cápsulas moles e emplastros térmicos.

Utilizar Voltaren gel

Utilizar Voltaren gel não podia ser mais simples:

1. Abrir o tubo:

Abertura Fácil
(Voltaren Emulgelex 100g e 180g)

Tampa triangular
(Voltaren Emulgel 150g)

Aplicador
(Voltaren Emulgel 120g)

As abas, localizadas de cada lado da tampa, irão quebrar quando a mesma for aberta pela primeira vez. Antes da primeira utilização, verificar se as abas não estão quebradas. A primeira vez que abrir o tubo, terá de quebrar o selo de proteção Para remover o selo antes da primeira utilização, rode a tampa para a retirar. Utilize o orifício no lado superior da tampa para inserir, torcer e remover o selo em forma de estrela do tubo. A primeira vez que abrir o tubo, terá de quebrar o selo de proteção Para remover o selo antes da primeira utilização,  deve remover a tampa protetora transparente e depois desenroscar o aplicador. Utilizar a ranhura em forma de estrela localizada na lateral do aplicador para remover o selo protetor do tubo. Enroscar novamente o aplicador no tubo antes de dispensar o gel.

Basta abrir a tampa. Use o

dedo, polegar, um lado da

mão ou mesmo a borda de

uma mesa para pressionar a parte inferior da tampa para abrir. Fácil!

 

 

 

Coloque os seus dedos confortavelmente à volta do topo do triângulo. Basta torcer a tampa. Fácil!

Para abrir, basta puxar para cima a parte branca do aplicador e espremer o gel para aplicar.

2. Retirar uma pequena quantidade, do tamanho de uma cereja ou uma noz, dependendo do tamanho da área afetada. 

3. Esfregar suavemente na pele no local onde está a sentir dor.

4. Aplicar Voltaren com a frequência indicada no respetivo folheto informativo.

5. Recupere a alegria de movimento. Sinta-se melhor.

 

Utilizar até 14 dias para dores musculares ligeiras a moderadas, inflamação pós-traumática dos tendões, ligamentos, músculos e articulações, e até 21 dias para o alívio da dor de formas localizadas de osteoartrose (adultos a partir dos 18 anos), salvo indicação em contrário do seu médico. Se a sua dor e inchaço não melhorarem dentro de 7 dias, ou se piorarem, consulte o seu médico.

 

Não aplicar em peles com cortes, ou feridas abertas, ou em peles com rash ou eczema. Páre o tratamento se se desenvolver rash cutâneo após aplicação do medicamento.

 

Podem ser usadas ligaduras ou braçadeiras frequentemente utilizadas em lesões tais como entorses. No entanto, não utilizar o gel sob pensos oclusivos ao ar. Para mais informação sobre precauções ao usar Voltaren, por favor leia o folheto informativo e consulte o seu médico ou farmacêutico.

 

Qual a quantidade a aplicar para o alivio da dores de costas

A quantidade de gel a aplicar depende da área de tratamento. Uma quantidade entre o tamanho de uma cereja e uma noz, deve ser suficiente quando se utiliza Voltaren para as dores de costas.

 

Quanto tempo demora Voltaren a aliviar a dor?

Voltaren não demora muito tempo a atuar. O gel pode começar a proporcionar alívio da dor em apenas 1 hora* após a aplicação e reduz a dor em 24horas.10 Para dores nas articulações, seja paciente, pois pode levar mais tempo a sentir alívio da dor.

 

Emplastros térmicos para dores de costas

Se estiver a usar Voltaren para dores de costas, pode querer usar o nosso emplastro térmico não medicamentoso VoltaTermic. Como utilizar:

  • Rasgar a saqueta com cuidado imediatamente antes de utilizar o emplastro térmico. 
  • Não é necessário agitar o emplastro. 
  • Remover a película protetora da parte adesiva do emplastro e colocar o emplastro térmico na zona com dor - seja costas, pescoço ou ombros. 
  • Certifique-se de que aplica a parte adesiva firmemente na pele limpa e seca.
  • A seguir, sinta o calor a relaxar os músculos das costas; o emplastro térmico começa a aquecer após alguns minutos e dura até 8 horas.
  • Para remover o emplastro térmico, descole um canto do emplastro e puxe suavemente.
  • Os emplastros térmicos são de uso único e não podem ser reaquecidos; e não devem ser cortados ou humedecidos.

Quando começar a sentir alívio das dores de costas, estará bem encaminhado para voltar a sentir a alegria de pegar nos seus filhos para um abraço, dizer sim a uma saída com amigos, ou mesmo apenas sentar-se na sua cadeira favorita a montar um puzzle. Estará no caminho para recuperar a sua alegria do movimento. 

Mostrar todas as referências

Fechar referências

Descubra os produtos Voltaren para o alívio da dor

Voltaren Emugelex ajuda-o a aliviar a dor

Embalagem de Voltaren Emulgelex.

Descubra como Voltaren Emugelex proporciona um alivio da dor, até 12 horas, penetrando profundamente nos tecidos

Saiba mais

Cápsulas Moles Voltaren 25 para o Alivio da Dor

 Voltaren 25 propociona um alivio rápido da dor de costas, com uma substância ativa anti-inflamatória disponível para começar a atuar em 15 minutos.

Voltaren 25 propociona um alivio rápido da dor de costas, com uma substância ativa anti-inflamatória disponível para começar a atuar em 15 minutos.

Saiba mais

Share this article

PARTILHE ESTE ARTIGO: