Quais os melhores métodos de alívio da dor para si?

Encontrar tratamentos eficazes para a dor eficazes pode parecer uma missão urgente quando está a sentir dor. Apesar de gostarmos de ter uma abordagem de “copo meio cheio” na vida, ver o lado positivo da dor nem sempre é fácil. E nem sempre é benéfico. Muitas vezes, a dor serve um propósito e ignorá-la pode ter consequências negativas, já para não mencionar o impacto que pode ter no seu dia/semana/mês. Descobrir os melhores tratamentos para o seu tipo de dor pode ser um desafio. Estamos aqui para ajudar.

Compreendemos que encontrar o tratamento certo para a dor significa muito mais do que apenas estar livre de dor. Pode significar não desistir de cozinhar uma refeição para um familiar querido ou conversar com um amigo enquanto passeia à volta do quarteirão. Pode significar viver a sua vida alegremente, sem ter de abdicar das coisas que mais gosta. É por isso que estamos aqui, para o ajudar a perceber  que é a dor e como a conseguir gerir.

O que é a dor?

A dor é uma parte importante da forma como o nosso corpo funciona. Serve muitas vezes para nos alertar de que há algo errado com o nosso corpo.1  Ao fazê-lo, a dor corporal alerta-nos para nos protegermos de mais danos, levando-nos a parar o que estamos a fazer, a fazer uma avaliação do nosso estado e a evitar lesões repetidas ou danos permanentes no nosso corpo. A dor é o que nos pode impedir de tornar as nossas situações ainda piores do que precisam ser.

A dor é controlada pelo sistema nervoso e é um processo muito complexo. Ocorre na presença de um estímulo externo, por exemplo ao tocar numa panela quente, as células nervosas recetoras são ativadas para enviar mensagens através da nossa medula espinhal até ao cérebro. Estes recetores podem sentir calor, frio, luz, toque, pressão e dor. A dor é sempre subjetiva. Assim, cada um de nós sente a dor à sua maneira. Dependendo da sua gravidade, bem como da própria forma única do seu corpo a processar, a dor pode provocar outros sintomas físicos, como náuseas, tonturas e fraqueza.

Alongamentos

A dor crónica, ou a dor que já dura há três meses ou mais, difere da dor aguda, ou do tipo de dor temporária que se pode sentir devido a uma lesão ou distensão.2  Dor crónica é uma dor que já ultrapassou o seu tempo normal de cura.3  A dor crónica muitas vezes não serve para o manter imobilizado de modo a evitar mais lesões. Muitas vezes é uma dor residual de uma condição subjacente como a osteoartrose, ou uma lesão passada, e já não um sinal de aviso.

Embora dolorosas, algumas condições como a osteoartrose não podem ser curadas e, por conseguinte, o tratamento da dor é necessário para manter a sua qualidade de vida. Nesta situação, resistir à dor não é necessariamente o melhor curso de ação.

Estar com dor - especialmente dor crónica - pode ter um impacto emocional considerável. A dor pode afetar a forma como se vive diariamente, mantendo-o agastado das atividades que outrora apreciava. Pode também prejudicar a sua qualidade do sono. A privação de sono está relacionada a curto, e longo prazo com indicadores de fraca saúde, e ainda a uma diminuição do bem-estar mental.4

Quais as diferenças entre dor crónica e dor aguda?

A dor aguda surge tipicamente de repente e é um sinal de que o corpo sofreu algum tipo de dano. Talvez tenha dado um jeito nas costas ao levantar uma caixa, ou simplesmente bateu com o dedo do pé  nalgum sítio. Ou talvez tenha virado o pescoço da forma errada. 

A dor aguda é de curta duração e deve desaparecer assim que a lesão estiver curada. Tratamentos da dor a curto prazo vão mantê-lo confortável até que a sua lesão recupere.

A dor crónica dura mais tempo do que a dor aguda e é por vezes resistente aos tratamentos da dor. Está frequentemente associada a uma doença de longo prazo. Ao contrário da dor aguda, a dor crónica tende a estar relacionada com disfunções ou doenças que permanecem por algum tempo. Se pensa que pode estar a sentir dor crónica, deve consultar o seu médico para chegar à raiz do que a está a causar.

Dor aguda Dor crónica

Curto-prazo

Longo-prazo (mais de 3 meses)

Frequentemente como resultado de uma lesão

Normalmente como resultado de uma condição subjacente ou de uma doença prolongada

Exemplos de causas de dor aguda: entorses, torcicolos

Exemplos de causas de dor crónica: Osteoartrose, Doença de Lyme

Responde bem aos tratamentos para a dor

Pode resistir aos tratamentos para a dor

Tratamentos e causas para cada tipo de dor

A dor corporal pode ter inúmeras causas. Compreender o tipo e a causa da sua dor vai ajudar a identificar qual o tratamento mais adequado à sua situação.

Pode utilizar Voltaren para vários tipos de dor, que podem ser divididos em três grandes categorias:

  1. Dores nas articulações causadas por artrite, especificamente osteoartrose
  2. Dores musculares
  3. Dores nos tecidos moles


A dor pode ser concentrada num local específico do corpo. Cada local requer cuidados e tratamentos ligeiramente diferentes, por vezes meramente devido à forma como tendemos a mover-nos e a utilizar o nosso corpo. Aqui estão alguns dos locais de dor mais comuns:

  • Costas 
    A dor de costas é uma causa comum de dor corporal. Atingindo alguns dos maiores músculos do seu corpo, a dor de costas pode ter um grande impacto na forma como se movimenta durante o dia.
  • Pescoço
    De um torcicolo a uma entorse, a dor no pescoço pode ser um verdadeiro incómodo. Da má postura ao simples virar mal a cabeça, a dor no pescoço pode parecer como se tivesse surgido do nada.
  • Pulso
    Usamos os nossos pulsos durante todo o dia. Sendo estruturas complexas, os nossos pulsos são propensos a problemas dolorosos. 
  • Ombro
    Quer seja derivada de uma lesão ou de dormir sobre o ombro numa posição diferente, os nossos ombros são propensos a distensões e entorses. A dor nos ombros pode tirar a liberdade dos movimentos diários.
  • Tornozelo
    Os tornozelos são muito utilizados dia após dia. É por isso que a dor e entorses num tornozelo, não é para ser ignorada. 
  • Anca
    A anca é uma das maiores articulações que suporta o peso do corpo, e é por isso que a dor nas ancas pode ser tão comum.5

     
Embalagem de Voltaren Emulgelex
Homem levanta peso no ginasio.

Gerir a sua dor é a chave para viver a vida de forma alegre e plena. Isto pode incluir tanto alternativas medicamentosas como não medicamentosas, ou mesmo uma combinação das duas. Aqui estão algumas técnicas simples de gestão da dor que são fáceis de incorporar na sua vida:

  • Alongamentos
  • Massagem terapêutica
  • Exercício físico de baixa intensidade 
  • Meditação
  • Aplicação de frio ou calor
  • Biofeedback (Terapia Quântica)6
Casal idoso a dançar numa festa.


Saúde, bem-estar e a sua dor

Gerir a sua dor é muito mais do que tomar um medicamento. É conseguir obter um bem-estar geral. Aprenda aqui algumas dicas para manter um estilo de vida saudável.

Saiba mais

Mostrar todas as referências

Fechar referências