Casal de idade a partilha rmomento, na cozinha.

O que é a dor aguda? Diferentes causas e como controlar

Share this article

PARTILHE ESTE ARTIGO:

Dor aguda. Já deve ter ouvido este termo por aí. Talvez o tenha ouvido no consultório do médico. Ou talvez o tenha lido no folheto informativo de alguns medicamentos. Mas o que significa? O que é a dor aguda, exatamente? A dor aguda é, de uma forma simples, a dor a curto prazo que normalmente sente após uma doença, lesão, cirurgia ou parto. Pode ser uma dor pontiaguda forte ou persistente, ligeira ou intensa. A dor aguda desaparece rapidamente numa situação normal, podendo durar apenas algumas horas, ou até algumas semanas.1

 

A dor aguda é a forma do seu corpo lhe dizer que se lesionou ou que se esforçou demasiado. É um sinal de aviso que lhe diz para parar, abrandar, e ajustar o nível de esforço.2

Até que se resolva, o que pode fazer em relação à dor aguda? Quando deve consultar um médico? Aqui está tudo o que precisa de saber sobre a dor aguda.

Read More

Qual a diferença entre dor aguda e dor crónica?

Ao longo das nossas vidas, todos nós sentimos a uma estranha pontada de dor aqui e ali - é apenas uma parte normal da vida. Por vezes essa dor é intensa e outras vezes é ligeira. Compreender a dor pode ajudá-lo a lidar melhor com esta. Saber a diferença entre dor aguda e crónica pode também ajudá-lo a explicar melhor a sua dor, junto de um profissional de saúde. Saiba mais sobre como falar sobre a dor com o seu médico.

 

A dor pode ser descrita como aguda ou crónica. Embora seja bastante comum os doentes com dor crónica falarem de "crises agudas" quando a dor aumenta, ou num dia de dor mais intensa, a dor aguda e crónica refere-se à duração do período da dor, e não a quão forte ela é.

Saber distinguir a dor aguda da dor crónica, pode ajudá-lo a escolher o regime adequado para a gestão da dor. Eis como distingui-las:

Read More

Dor aguda

Dor crónica

Curto-prazo

Longo-prazo (mais de 3 meses)
Frequentemente como resultado de uma lesão Normalmente como resultado de uma condição subjacente ou de uma doença prolongada
Exemplos de causas de dor aguda: entorses, torcicolos Exemplos de causas de dor crónica: Osteoartrose, Doença de Lyme  

Responde bem aos tratamentos

Pode resistir aos tratamentos

O que é a dor aguda?

Dor aguda é a dor que surge de repente, geralmente como resultado de danos nos tecidos devido a uma lesão, cirurgia, ou trauma. Normalmente desaparece assim que a causa subjacente tenha sido tratada e resolvida. A dor aguda é de curta duração e deve desaparecer assim que a lesão tiver sarado. Os tratamentos de dor a curto prazo podem mantê-lo confortável até que recupere da lesão.

A dor aguda pode limitar a sua vida durante o período de tratamento. Contudo, uma vez curada.

Dor crónica

A dor crónica, ou dor com uma duração igual ou superior a três meses, difere da dor aguda, ou do tipo de dor que se pode sentir devido a uma lesão ou tensão temporária.4 Dor crónica é a dor que permanece após o tempo considerado normal de cura.Manter-se imobilizado de modo a evitar mais lesões, muitas vezes não serve o propósito de evitar a dor crónica. É frequentemente uma dor residual de uma condição ou doença subjacente.

Um homem de idade a ajudar outro, que se contorce com dores no pé, num pista de corrida no exterior.

Sintomas da dor aguda

Os sintomas da dor aguda dependem da parte do corpo que foi afetada e do tipo de lesão.

Alguns dos possíveis sintomas associados à dor aguda podem ser:

  • Inchaço
  • Vermelhidão
  • Inflamação 
  • Fadiga
  • Dormência
  • Rigidez ou incapacidade de utilizar a área afetada do seu corpo
  • Dores intensas ou persistentes
  • Tonturas
  • Insónias

Estar com uma dor aguda intensa pode também dificultar a concentração ou a formulação de pensamentos coerentes. Isto pode dever-se ao facto de o tratamento e processamento da dor estar a ocupar muitos dos recursos cognitivos do cérebro.

A gravidade da sua lesão nem sempre se alinha com a intensidade de dor que sente.

Causas da dor aguda

As causas da dor aguda são muitas e variadas, e dependem do tipo de lesão que sofreu.6 No entanto, a dor aguda é frequentemente causada por alguma forma de lesão nos tecidos.7 Como resultado, os recetores de dor no cérebro são ativados por substâncias chamadas prostaglandinas, que transmitem mensagens ao seu cérebro, e se traduzem na sensação de dor.8

Podem ser causas de dor aguda, situações como tocar num fogão quente, bater com o dedo do pé, torcer o joelho durante a prática de desporto, ou dores no parto. As dores que surgem durante uma gripe são também uma forma de dor aguda. Qualquer lesão que cicatrize num período de três meses, pode ser uma causa de dor aguda.

 

As causas da dor aguda podem incluir:

  • Parto
  • Cortes e queimaduras
  • Entorses e luxações musculares
  • Contusões
  • Ossos partidos
  • Cirurgias
  • Intervenções dentárias
  • Doença ou febre

Gestão da dor aguda

A gestão da dor aguda gira em torno da identificação e tratamento da causa da dor. Como as causas da dor aguda são tão variadas, também os seus potenciais tratamentos e técnicas de gestão são.

No entanto, para a gestão da dor aguda que pode considerar, e que podem ser úteis se estiver a sentir este tipo de dor.

 

    A gestão da dor aguda pode incluir:

  1. Repouso da área afetada
    O repouso pode ajudar a curar. De facto, um dos principais propósitos da dor aguda é fazer-nos abrandar e deixar o corpo descansar. 
  2. Aplicar calor ou gelo
    O calor ou o gelo podem ajudar a reduzir a inflamação e o inchaço. Fazê-lo pode ajudar o seu corpo a sarar, além de aliviar a dor.
  3. Cirurgia
    A cirurgia é por vezes necessária para resolver uma causa interna de dor aguda, no caso de apendicite, por exemplo. Fale imediatamente com o seu médico se acreditar que este pode ser o caso.
  4. Exercício físico
    Embora possa parecer contra-intuitivo, por vezes o exercício físico ligeiro pode ajudar a aliviar a dor, aumentando o fluxo sanguíneo para a área afetada. No entanto, tenha muito cuidado. Colocar stress sobre um músculo ou articulação lesionada pode ter o efeito oposto. Se sentir um aumento da dor, pare imediatamente. Se estiver preocupado com o tipo de exercício apropriado consulte um profissional de saúde.
  5. Injecções de esteróides por um profissional de saúde
    As injecções de esteróides só devem ser realizadas sob as mediante instruções do seu profissional de saúde. O mesmo irá administrá-las.
  6. Relaxantes musculares
    Por vezes, os músculos em redor da área afetada podem ficar tensos em resposta a dores agudas. Os relaxantes musculares podem ajudar a aliviar esta tensão.
  7. AINEs
    Os anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), como Voltaren Emulgel e Voltaren Emulgex, são eficazes no alívio da dor aguda. Para que possa voltar a fazer as coisas de que gosta. 

A melhor parte sobre a dor aguda é que esta acabará em breve. E então poderá voltar às grandes e pequenas alegrias da vida quotidiana.

Read More

Share this article

PARTILHE ESTE ARTIGO:

Mostrar todas as referências

Fechar referências