Alívio de dor no joelho com aplicação de Voltaren.

Tratamento das dores nas articulações e métodos de alívio da dor

Share this article

PARTILHE ESTE ARTIGO:

Está a pensar como pode aliviar as dores nas articulações? O tratamento das dores nas articulações está provavelmente no topo da sua lista de coisas importantes a ler, caso sofra de dores nas articulações. Usamos as nossas articulações todos os dias, durante todo o dia. É por isso que as dores nas articulações podem estar tão presentes nas nossas vidas. Mas não deixe que isso o impeça de fazer ...as coisas que mais gosta. Aprenda mais sobre os tratamentos disponíveis para as dores nas articulações, para que possa elaborar um plano que o faça sentir um pouco mais como si próprio e a voltar aos movimentos que adora.

A dor articular é extremamente comum e pode afetar praticamente qualquer articulação do corpo. Voltaren descobriu que 95% das pessoas, a nível global, sofrem de dores corporais em algum momento das suas vidas1. Nas pessoas com mais de 55 anos, as dores articulares e a osteoartrose afetam uma maior proporção da população global, do que as dores musculares. Globalmente, 30% das pessoas sofrem de dores nas costas e 25% das pessoas sofrem de dores no pescoço, todas as semanas2 , sendo que pode também afetar os joelhos, ancas, cotovelos, pés e mãos. A dor pode variar de ligeira a grave e pode ser crónica ou aguda.

Existem inúmeras razões para estar a sentir dores nas articulações, incluindo devido a diferentes tipos de artrite como: osteoartrose, artrite reumatóide, gota, bursite, tendinite (por exemplo, cotovelo de tenista), síndrome do ombro-mão ou mesmo devido a contusões e entorses comuns que ocorrem no dia-a-dia ou lesões desportivas! Embora os medicamentos Voltaren não sujeitos a receita médica, não sejam indicados para todas estas causas de dores articulares, delineámos alguns tratamentos diferentes para o alívio das dores articulares que, juntamente com as recomendações do seu profissional de saúde, podem ajudá-lo a recuperar a alegria do movimento. Leia sempre o folheto informativo antes de utilizar os medicamentos Voltaren.

Read More

Quando deve consultar um médico sobre as dores nas articulações?

É importante compreender o que está a causar a sua dor antes de se automedicar. Se está a sentir dores nas articulações e não sabe porquê, consulte o seu médico.

Nos casos abaixo, é recomendado que consulte um médico que lhe recomendará exercício físico ligeiro ou pedir um ou mais testes adicionais - como um raio-X ou análises ao sangue - para ajudar a determinar a origem da sua dor e o tratamento mais adequado:

  • Dor acompanhada de inchaço, vermelhidão, sensibilidade e calor à volta da articulação
  • Dor que dura há mais de 7 dias, sem sinais de melhoria
  • Articulação completamente bloqueada e imóvel
  • Dor acompanhada de febre, mas não de outros sinais de gripe
  • Articulação parece deformada
Casal de adultos de bicicleta, a divertir-se em fundo de uma paisagem natural

Tratamentos caseiros para as dores nas articulações

Uma vez descartada a necessidade de cuidados médicos imediatos, poderá querer considerar uma série de opções caseiras para o tratamento das dores nas articulações. Os tratamentos caseiros podem ser formas fáceis e eficazes para sentir alívio das dores nas articulações e para que possa voltar à sua vida normal.

Para aliviar as dores articulares a curto prazo, experimente em casa o método PRICE.

PRICE significa:

  • Proteção (Protect) - Usar uma ligadura funcional ou um imobilizador para proteger a articulação enquanto esta recupera.
  • Descanso (Rest) - Descansar a articulação dar-lhe-á tempo para recuperar por si só. O uso continuado pode agravar a dor, tornando a recuperação mais longa.
  • Gelo (Ice) - A aplicação de gelo na articulação pode reduzir a inflamação. Basta envolver o saco de gelo numa toalha, antes de o aplicar na pele. Não é aconselhável colocar um saco de gelo diretamente na pele.
  • Compressão (Compress) - Comprimir a articulação usando uma ligadura elástica.
  • Elevação (Elevate) - Estando na posição de repouso horizontal, se possível, deve elevar o membro em que sente a dor articular, para que fique posicionado acima do nível do coração.

Se sentir dores nas articulações, o seu instinto natural pode ser ficar quieto e parar de se mexer. No entanto, manter-se em movimento é fundamental para promover a mobilidade e função das articulações, de forma a tratar a dor. O Centro de Controlo de Doenças dos Estados Unidos recomenda 150 minutos de exercício físico semanal como a forma ideal de manter a saúde das articulações em algumas condições3. Bónus: mover-se mais pode melhorar o seu estado de espírito, o que é uma vantagem!

Uma dica fundamental para aliviar as dores nas articulações é a dieta. Manter um peso saudável é realmente importante para reduzir o stress nas suas articulações - especialmente nas articulações que suportam peso, como os joelhos. Existe um debate sobre se certos alimentos, plantas ou especiarias podem ajudar a reduzir a inflamação em todo o corpo. A redução da inflamação é certamente fundamental para obter algum alívio das dores nas articulações. Existem alguns estudos que sugerem que os alimentos ricos em ácidos gordos Ómega-3 (tais como azeite virgem4, nozes, linhaça, peixe com maior concentração de gorduras, ou curcuma/açafrão5) desempenham um papel na redução da inflamação. Um bom resumo do debate da Arthritis Research UK6 sobre a dieta e a artrite, que pode ser relevante, caso a sua dor articular for causada pela osteoartrose, encontra-se aqui.

Medicação para as dores nas articulações

Há inúmeros medicamentos que podem ajudar a reduzir a inflamação nas articulações e que podem aliviar a rigidez e a dor:

Medicamentos tópicos

podem vir sob a forma de creme ou gel, aplicando-se na pele e cobrindo as articulações afetadas. Voltaren Emulgel e Voltaren Emulgelex atuam no local da dor com o poderoso e clinicamente comprovado AINE (anti-inflamatório não esteróide), diclofenac.

Medicamentos orais

anti-inflamatórios tomados oralmente sob a forma de comprimidos ou cápsulas, como o dicloflenac ...oral da gama Voltaren, em cápsulas moles, podem ser analgésicos eficazes, tal como os analgésicos paracetamol ou o ibuprofeno.

Read More

Emplastros medicamentosos

Emplastros aplicados diretamente na pele, de utilização única, que contêm uma substância ativa que se liberta ao longo do tempo, Os emplastros Voltaren Plast proporcionam uma libertação contínua de anti-inflamatório ao longo de 12 horas.

Emplastros térmicos

são aplicados na pele sobre a área afetada, de forma a manter os músculos relaxados, para uma recuperação mais rápida. Os emplastros térmicos VoltaTermic libertam até 8 horas de calor contínuo para alívio da dor, sem medicamentos.

Dispositivos TENS

embora a terapia de estimulação elétrica transcutânea dos nervos não contenha medicamentos, pode ser uma forma eficaz de lidar com a dor crónica juntamente com qualquer medicação.

Se a sua dor for grave ou persistente, deve procurar o conselho do seu médico que irá examinar a sua lesão e poderá pedir testes para confirmar a causa e prescrever outros tratamentos.

Gel Voltaren para o alívio das dores nas articulações

Pode utilizar Voltaren gel para as dores nas articulações, para que possa voltar a fazer as coisas de que mais gosta. Voltaren gel foi concebido para combater a dor atuando com uma tripla ação:

  1. Alívio da dor
  2. Reduz a inflamação
  3. Acelera a recuperação

A gama é composta por dois medicamentos para o tratamento das dores nas articulações, para se adequar melhor às suas necessidades:

  1. Voltaren Emulgel
  2. Voltaren Emulgelex

Precisa de muito? Precisa de pouco? Não se preocupe. Tanto Voltaren Emulgel como Voltaren Emulgelex vêm em embalagens de diferentes tamanhos para a sua conveniência.

Como funciona Voltaren no alívio das dores nas articulações?

Voltaren gel funciona libertando a substância ativa diclofenac, um potente anti-inflamatório não esteróide (AINE), diretamente no local da dor. Ao contrário dos geles refrescantes não medicamentosos e dos emplastros térmicos que funcionam apenas por ação física (arrefecimento ou aquecimento da pele), o diclofenac atua aliviando a dor e reduzindo a inflamação na sua origem.

Depois de aplicar o gel Voltaren, a tecnologia incluída na fórmula, ajuda o AINE (diclofenac), clinicamente comprovado, a atravessar a pele... e a penetrar diretamente na área afetada, de forma tão eficaz como os comprimidos. O diclofenac é então retido no local da dor e ajuda a bloquear a produção de alguns dos neurotransmissores do corpo que causam a sensação de dor, sensibilidade e inchaço.

Embalagem de Voltaren Emulgelex

Como utilizar o gel Voltaren para o alívio das dores nas articulações?

Acreditamos que a tarefa de aliviar as dores articulares não deveria ser difícil, siga estes passos simples para aliviar as dores articulares com o gel Voltaren:

  1. Tirar a tampa para abrir o tubo (veja as diferentes tampas na tabela em baixo)
  2. Retirar uma pequena quantidade, do tamanho de uma cereja ou uma noz, dependendo do tamanho da área afetada.
  3. Esfregar suavemente na pele, no local onde está a sentir dor.
  4. Aplicar Voltaren com a frequência indicada no respetivo folheto informativo. Não exceda a dose recomendada.
  5. Recupere a alegria de movimento. Sinta-se melhor.
Infografia de aplicação de Voltaren

Mostre mais

NOVO

 

Tampa Flip-top,

Abertura Fácil.

Utilização Fácil.

Pode abrir e fechar apenas com uma mão.

 

Que quantidade devo aplicar?

Depende do tamanho da àrea afetada

Área Pequena

Tamanho de uma cereja

Área Maior

Tamanho de uma noz

 

Como aplicar

Aplicar suavemente na àrea afetada

Use a cada 12 horas, aplique de manhã e à noite para um alívio prolongado da dor.

Use até 14 dias na dor muscular e até 21 dia na dor da artrose*

Se a dor não melhorar após 7 dias de tratamento, contacte um profissional de saúde

 

Após utilização

Antes de lavar as mãos, limpe as mãos* com papel absorvente e coloque-o no caixote do lixo.

*A não ser que sejam o local a ser tratado

 

Acabou o tubo de Voltaren?

Descubra a farmácia onde pode deixar ou reciclar o tubo vazio

 

 

Read More

Abertura fácil
Tampa triangular
Aplicador
As abas, localizadas de cada lado da tampa, irão quebrar quando a mesma for aberta pela primeira vez. Antes da primeira utilização, verificar se as abas não estão quebradas.
A primeira vez que abrir o tubo, terá de quebrar o selo de proteção Para remover o selo antes da primeira utilização, rode a tampa para a retirar. Utilize o orifício no lado superior da tampa para inserir, torcer e remover o selo, em forma de estrela, do tubo.
A primeira vez que abrir o tubo, terá de quebrar o selo de proteção Para remover o selo antes da primeira utilização, deve remover a tampa protetora transparente e depois desenroscar o aplicador. Utilizar a ranhura em forma de estrela localizada na lateral do aplicador para remover o selo protetor do tubo. Enroscar novamente o aplicador no tubo antes de utilizar o gel.

Basta abrir a tampa.
Use o dedo polegar, um lado da mão ou mesmo a borda de uma mesa para pressionar a parte inferior da tampa para abrir. Fácil!

Coloque os seus dedos confortavelmente à volta do topo do triângulo.
Basta torcer a tampa. Fácil!
Para abrir, basta puxar para cima a parte branca do aplicador e espremer o gel para aplicar.

Utilizar até 14 dias para dores musculares ligeiras a moderadas, inflamação pós-traumática dos tendões, ligamentos, músculos e articulações, formas localizadas de reumatismo de tecidos moles e, até 21 dias para formas localizadas de reumatismo degenerativo (adultos a partir dos 18 anos), salvo indicação em contrário do seu médico. Assim que a sua dor diminuir, deixe de utilizar o gel Voltaren. Se a sua dor e inchaço não melhorarem dentro de 7 dias, ou se piorarem, consulte o seu médico

Não aplique na pele com cortes, feridas abertas ou na pele com rash ou eczema. Não utilize na boca. Não engula. Lave as mãos após a aplicação. Evite o contacto com os olhos. Pare o tratamento se desenvolver rash cutâneo após aplicação do medicamento.

Aplicação de Voltaren Emulgelex

Que quantidade aplicar para o alívio da dores nas articulações?

O gel Voltaren liberta diclofenac, um anti-inflamatório altamente eficaz, diretamente no local da dor. Aplique uma quantidade entre o tamanho de uma cereja e uma noz, dependendo do tamanho da área afetada.

Outras opções para o alívio das dores nas articulações

Após explorar os medicamentos e tratamentos caseiros para as dores articulares, poderá sentir a necessidade de explorar opções adicionais de tratamento, caso ainda sinta dores fortes.

Fisioterapia

A fisioterapia pode ajudar a aumentar a sua amplitude de movimentos, ao fortalecer, relaxar e aquecer os músculos que rodeiam as articulações afetadas. Um fisioterapeuta trabalhará em conjunto consigo para adaptar uma série de exercícios de alongamentos e fortalecimento, só para si.

Cirurgia

A cirurgia é considerada como o último recurso para pessoas com dores nas articulações. Se não estiver a responder ao tratamento e já não tiver mais opções de medicação e métodos caseiros, quando consultar o seu médico este poderá querer explorar a opção de cirurgia.

A cirurgia para dores nas articulações envolve normalmente o corte e remodelação da articulação afetada para melhorar o seu funcionamento. Em casos graves, pode envolver a substituição total da articulação. 

Sabemos como é importante encontrar o melhor tratamento para as dores articulares que funcione para si. Porque não é apenas conseguir aliviar a dor nas articulações dolorosas e rígidas - é desfrutar do movimento e sentir-se livre para se concentrar no que é importante ao longo do seu dia. É sentir-se você mesmo novamente.

Homem a praticar posição de yoga no parque.

6 Remédios caseiros para o alívio da dor de costas

Quando a dor de costas o deixa estendido no sofá, experimente algumas destas técnicas para fazer em casa

 

Saiba mais

Mostrar todas as referências

Fechar referências

Descubra os produtos Voltaren para o alívio da dor

Voltaren Emugelex ajuda-o a aliviar a dor

Embalagem de Voltaren Emulgelex.

Descubra como Voltaren Emugelex proporciona um alivio da dor, até 12 horas, penetrando profundamente nos tecidos

Saiba mais

Cápsulas Moles Voltaren 25 para o Alivio da Dor

 Voltaren 25 propociona um alivio rápido da dor de costas, com uma substância ativa anti-inflamatória disponível para começar a atuar em 15 minutos.

Voltaren 25 propociona um alivio rápido da dor de costas, com uma substância ativa anti-inflamatória disponível para começar a atuar em 15 minutos.

Saiba mais

Share this article

PARTILHE ESTE ARTIGO: