Alívio de dor muscular nas costas

Tratamentos da Dor Muscular, Métodos de Auto-Cuidado e Remédios e outras alternativas

Share this article

PARTILHE ESTE ARTIGO:

Encontrar tratamentos eficazes para a dor muscular pode ser essencial para que consiga sair da cama com um sorriso na cara, se estiver com dores musculares, também conhecidas como mialgias.

Nós, equipa Voltaren, entendemos que quando estamos com dores, temos uma maneira de nos distanciarmos das nossas atividades normais. Por outras palavras, o nosso mundo fica um pouco mais pequeno. Então, o que podemos fazer? Delineámos aqui alguns tratamentos de primeira linha para as dores musculares e outros remédios caseiros para si.

A dor muscular pode afetar adultos e crianças, e pode aparecer em qualquer parte do corpo, seja como dor no ombro, dor nas costas, dor no pescoço,ou dor nas pernas, etc. É frequentemente provocado por um forte trauma no músculo (pense quando bate com o joelho na mesa de café), uma distensão, esforço excessivo (se levantar algo pesado e magoar as costas), ou algo mais a nível sistémico, como febre.1

Medicamentos para a dor muscular

Então, o que ajuda a dor muscular? Se a sua dor muscular não for do tipo "sorrir e suportar até melhorar", talvez deva considerar tomar alguma medicação para ajudar a aliviar o desconforto que sente enquanto recupera.

São alternativas de medicamentos para a dor muscular:

Adulto aplica posição de yogga na sala.
  1. AINEs

Os medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides, ou AINEs, são adequados para aliviar a dor provocada por lesões, tais como distensões musculares, entorses ou ruturas musculares. Os geles Voltaren, emplastros medicamentosos ou cápsulas moles contêm o AINE diclofenac, que o levará a reecontrar o caminho para a alegria do movimento. Porque não só significa conseguir movimentar-se, mas também voltar a encontrar-se no mundo que o rodeia e estar verdadeiramente presente para os momentos que importam.

Veja aqui os medicamentos Voltaren para as dores musculares.

  1. Paracetamol

A febre pode ser associada à dor muscular. É por isso que, por exemplo, a febre associada à gripe, provoca dores musculares no corpo. O paracetamol pode ser tomado para diminuir a febre e gerir os sintomas de gripe ou constipação, enquanto o seu corpo recupera.

  1. Relaxantes musculares

Relaxantes musculares podem ser usados para tratar lesões musculares agudas. Estes medicamentos fazem com que os músculos se tornem menos rigídos, aliviando a tensão responsável pela dor, enquanto recupera da lesão. Consulte o seu médico.

  1. Antibióticos ou antifúngicos

Se a dor muscular for causada por uma infeção subjacente, será necessário que o seu médico lhe prescreva um antibiótico ou antifúngico para tratar a bactéria ou fungo que provocou a infeção. Consulte o seu médico.

  1. Prescrição de Vitamina D

As deficiências nutricionais, particularmente a falta de Vitamina D, são por vezes as culpadas pelo aparecimento de mialgias. Quando for esse o caso, o seu médico pode prescrever-lhe a dose de Vitamina D necessária para tomar, de modo a repor os níveis da vitamina. Se achar que este pode ser o caso, contacte o seu profissional de saúde.2

Auto-cuidado e tratamentos caseiros para a dor muscular

E tratamentos não medicamentosos para ajudar a dor muscular? Existem uma série de tratamentos caseiros eficazes, que pode experimentar, sozinhos, ou em conjunto com uma alternativa farmacológica, de forma a obter algum alívio e se conseguir movimentar novamente.

A primeira coisa a tentar em casa como solução para as dores musculares, caso tenha lesionado o ombro (mas não acha que é mau o suficiente para ir ao médico ou ir ao hospital), é o método RICE (rest, ice, compresion, elevation) ou descanso, gelo, compressão, elevação.

Mulher sentada no sofá e com dor no joelho.

Descanse

O descanso é necessário para a reparação dos tecidos. O peso e os movimentos recorrentes podem agravar o estado de um músculo já lesionado. Fique confortável e prepare-se para ficar sentado ou deitado durante os primeiros dias após uma entorse muscular, esforço ou rutura.

 

Read More

Aplicação de gelo no joelho.

Gelo

O frio pode ser útil na redução da dor aguda e da inflamação, nos primeiros dias após uma lesão. Coloque um saco de gelo no músculo lesionado durante todo o dia. Nunca aplique um saco de gelo diretamente na pele. Em vez disso, embrulhe-o numa toalha fina e de seguida coloque-o na área afetada.

Tratamento com ligadura de compressão no tornozelo.

Compressão

A compressão pode ajudar a reduzir o inchaço. Considere, cuidadosamente, envolver o músculo lesionado com uma ligadura elástica. Um conselho – certifique-se que não coloca a ligadura demasiado apertada ou a aplicar uma compressão excessiva, pois isso pode interferir com a circulação sanguínea. Não iria adiantar.

Posiçaõ com pernas elevadas no sofá.

Elevação

A elevação também ajuda a reduzir o inchaço. Eleve o músculo lesionado enquanto descansa.

Outros tratamentos para a dor muscular incluem:

  1. Massagem

Especialmente no caso de excesso de esforço, a massagem pode ser útil para libertar os músculos e ajudá-los a relaxar. Isto pode ser particularmente relaxante no caso de dores no pescoço, dores nas costas ou dores no ombro. Bónus adicional: é uma ótima maneira de descontraír e ser mimado por um tempo.

Mulher pratica mindfullness na sala enquanto filha faz os trabalhos de casa.
  1. Meditação mindfulness

Grande parte da dor é psicológica. Muitas vezes, a ansiedade e obsessão por algo que nos dói, pode intensificar a nossa perceção da dor. Parar um pouco para meditar – concentrando-se no aqui e agora e não enchendo a cabeça com os “e ses” da dor – pode levá-lo no bom caminho para a recuperação da dor.

Mindfulness para um sono saudável

  1. Alongamentos

Manter os músculos alongados pode eliminar a dor muscular causada por músculos tensos, devido a esforço excessivo.

  1. Emplastros térmicos

O calor pode ser usado para aliviar a dor muscular (olá botija de água quente), e os emplastros térmicos são uma maneira conveniente de obter isso, enquanto se movimenta. Por exemplo, os emplastros térmicos Voltatermic fornecem um alívio da dor e relaxamento muscular profundo para as dores musculares, dores nas costas, pescoço e ombros. Os emplastros térmicos são aplicados diretamente na pele, diretamente no local da sua dor muscular. Com uma libertação de calor contínuo, de baixo nível, até 8 horas, pode sentir um alívio prolongado da dor até 24 horas! 3

Medicamentos Voltaren para o alivio da dor muscular

Os medicamentos Voltaren para a dor muscular incluem:

Como Voltaren funciona no alivio da dor muscular

Então, como é que o Voltaren funciona exatamente? A maioria dos medicamentos Voltaren contém diclofenac, um poderoso AINE, que alivia a dor e combate a inflamação na sua origem.
Ao contrário dos comprimidos, os geles Voltaren e os emplastros medicamentosos são aplicados no local da dor. Desta forma, o dicloflenac consegue atuar profundamente nos tecidos após aplicação tópica, por isso atua no local onde mais precisa. Tem como alvo de aplicação, a fonte da sua dor para um alívio que o fará dizer "aaaah".

Voltaren Emulgelex com abertura fácil

Voltaren Emulgel com tampa triangular

Voltaren Emulgel com aplicador

As abas localizadas em cada lado da tampa de abertura fácil (prova de inviolabilidade), irão quebrar quando a tampa for aberta pela primeira vez. Antes da primeira utilização, verifique se as abas laterais não estão partidas.

A primeira vez que utilizar a bisnaga, deverá remover o selo de prova de inviolabilidade. Para remover o selo antes da primeira utilização, desenrosque e remova a tampa. Utilize o lado contrário da tampa para inserir, torcer e remover o selo da bisnaga.

A primeira vez que usar o tubo terá que quebrar o selo de inviolabilidade da bisnaga. Para remover o selo antes da primeira utilização, retire a tampa de proteção transparente e, de seguida, desenrosque o aplicador. Utilize a orifício em forma de estrela localizada num dos lados do aplicador, para quebrar o selo de inviolabilidade da bisnaga. Enrosque o aplicador de novo na bisnaga antes de dispensar o gel.

Abra a tampa de abertura fácil. Use o dedo polegar, um lado da mão ou mesmo um dos lados de uma mesa, para pressionar a parte inferior da tampa de abertura fácil, abrindo-a facilmente. Muito fácil!

Coloque os dedos confortavelmente nas laterais da tampa triangular. Basta rodar a tampa. É tão fácil assim!

Para abrir, puxe a parte branca do aplicador. Aperte suavemente a bisnaga para empurrar o gel para a superfície do aplicador. Utilize a bisnaga com aplicador como se fossem os seus dedos, friccionando suave e lentamente o gel na pele, na área onde tem a dor ou inchaço. A ligeira pressão criada ao friccionar irá fechar automaticamente o aplicador.

Geles

  1. Abra o tubo do gel Voltaren desenroscando a tampa triangular de abertura fácil
  2. A quantidade necessária depende das dimensões da zona dorida ou inchada; normalmente é suficiente uma quantidade cujas dimensões variam entre uma cereja e uma noz. Aplique suavemente na pele, na zona onde sente a dor
  3. Aplique o gel, tal como indicado no rótulo
  4. Comece a recuperar a alegria do movimento. Sinta-se melhor!

Voltaren Emugelex ajuda-o a aliviar a dor

Embalagem de Voltaren Emulgelex.

Descubra como Voltaren Emugelex proporciona um alivio da dor, até 12 horas, penetrando profundamente nos tecidos

Saiba mais

Voltaren Emulgel com triplo efeito, ajuda-o a aliviar a dor

Embalagem de Voltaren Emulgel.

Descubra como Voltaren Emulgel com triplo efeito, atua no local da dor e inflamação, para que se mova livremente

Saiba mais

Emplastros

Voltaren Plast:

  1. Certifique-se de que a sua pele está limpa, seca e não gordurosa.
  2. Corte a saqueta ao longo da linha ponteada e retire o emplastro medicamentoso.
  3. Remova um dos dois filmes de proteção do emplastro.
  4. Aplique na área a ser tratada e remova a segunda película de proteção.
  5. Aplique uma ligeira pressão com a palma da mão, até conseguir a adesão completa do emplastro à pele
  6. Use apenas um emplastro de cada vez, mesmo que tenha várias áreas que gostaria de tratar.
  7. Comece a recuperar a sua alegria do movimento.

Voltatermic – Emplastro térmico não-medicamentoso

  1. Certifique-se de que a sua pele está limpa, seca e não gordurosa.
  2. Rasgue a saqueta com cuidado imediatamente antes de utilizar o emplastro térmico.
  3. Remova a película protetora da parte adesiva.
  4. Coloque o emplastro térmico na zona com dor – seja costas, pescoço ou ombro – aplicando a parte adesiva na pele limpa e seca.
  5. Pressione firmemente, mas de forma suave, para se certificar de que o emplastro está na posição correta.
  6. Aproveite o calor relaxante e comece a recuperar a sua alegria do movimento.

Emplastros Térmicos para um alivio da dor sem medicamentos

Embalagem de VoltarTermic Emplastros

Voltatermic proporciona até 8 horas de calor térmico localizado, para um alivio eficaz da dor das costas e pescoço

Saiba mais

Emplastros medicamentosos Voltaren Plast para um efeito anti-inflamatório e alivio da dor localizado

Embalagem de Voltaren Plast

Emplastros medicamentosos Voltaren Plast proporcionam até 12 horas de libertação contínua da substância anti-inflamatória diclofenac, capaz de aliviar a dor de forma eficaz.

Saiba mais

Cápsulas moles Voltaren 25 mg

  1. Tome a cápsula com água.
  2. Nunca mastigue a cápsula.
  3. Controle a sua dor dia e noite, com um máximo de 3 cápsulas/dia. Utilize até 3 dias em situações de febre ou até 5 dias para dores musculares.
  4. Comece a sentir-se melhor, uma vez que as cápsulas estão prontas a começar a atuar em 15 minutos. Mova-se com alegria.

Cápsulas Moles Voltaren 25 para o Alivio da Dor

 Voltaren 25 propociona um alivio rápido da dor de costas, com uma substância ativa anti-inflamatória disponível para começar a atuar em 15 minutos.

Voltaren 25 propociona um alivio rápido da dor de costas, com uma substância ativa anti-inflamatória disponível para começar a atuar em 15 minutos.

Saiba mais

Posologias de Voltaren para aliviar a dor muscular

Siga sempre as instruções identificadas no folheto informativo e que constam na embalagem do seu gel, emplastro ou cápsula Voltaren.

Quanto tempo Voltaren demora a aliviar a dor muscular

Não leva muito tempo para que os medicamentos Voltaren, que atuam no alívio muscular, comecem a atuar.
Para a dor no pescoço, por exemplo, um estudo demonstrou que o gel Voltaren reduz a dor sentida em movimento, após uma hora de aplicação; e que reduz a dor para metade, em 24 horas . Estudos sobre dor no pescoço mostraram que o gel Voltaren proporciona um alívio da dor 2x mais rápido do que o gel sem medicamentos, e é 3x mais eficaz que um placebo.

Mostrar todas as referências

Fechar referências

Descubra as alternativas Voltaren para o alívio da dor

Voltaren Emugelex ajuda-o a aliviar a dor

Embalagem de Voltaren Emulgelex.

Descubra como Voltaren Emugelex proporciona um alivio da dor, até 12 horas, penetrando profundamente nos tecidos

Saiba mais

Emplastros medicamentosos Voltaren Plast para um efeito anti-inflamatório e alivio da dor localizado

Embalagem de Voltaren Plast

Emplastros medicamentosos Voltaren Plast proporcionam até 12 horas de libertação contínua da substância anti-inflamatória diclofenac, capaz de aliviar a dor de forma eficaz.

Saiba mais

Share this article

PARTILHE ESTE ARTIGO: