Treino de corrida em ginásio indoor.

O melhor guia para a gestão e tratamento da dor nos joelhos

Fazer com que se sinta melhor e volte às suas atividades diárias regulares, com um tratamento fiável para a dor nos joelhos, é a nossa prioridade número um. Foi por isso que elaborámos um guia completo para aquelas alturas em que não se sente você mesmo devido à dor que sente nos joelhos.

Como tratar a dor nos joelhos com alterações no seu estilo de vida

O tratamento para a dor nos joelhos varia consoante a dor seja crónica ou aguda - por outras palavras, se a dor é contínua e duradoura ou resultado de uma lesão ou trauma que passa num curto espaço de tempo.

Para o tratamento da dor nos joelhos, em caso de dor aguda ou de uma crise de artrite, pratique o método R.I.C.E:

Mulher sentada no sofá e com dor no joelho.

Repouso (Rest)

O descanso é necessário para a reparação dos tecidos. O peso e a continuação de movimento pode agravar a dor num joelho já afetado. Fique confortável e prepare-se para permanecer sentado ou deitado durante os primeiros dias depois de ter sofrido uma lesão.

Aplicação de gelo no joelho.

Gelo (Ice)

O frio pode ser útil na redução da dor aguda e inflamação nos primeiros dias após uma lesão. Coloque um saco de gelo no joelho ao longo do dia. Nunca aplique diretamente na pele. Em vez disso, envolva-o numa toalha fina e depois coloque-o no seu joelho. ...

 

Read More

Tratamento com ligadura de compressão no tornozelo.

Compressão (Compression)

A compressão pode ajudar a reduzir o inchaço. Considere envolver cuidadosamente o seu joelho com uma ligadura. Uma palavra de precaução - certifique-se de que não aperta demasiado a ligadura ou aplica compressão excessiva, uma vez que isto pode interferir com a circulação sanguínea.

Posiçaõ com pernas elevadas no sofá.

Elevação (Elevate)

A elevação também ajuda a reduzir o inchaço. Eleve o joelho enquanto descansa.

Para o tratamento da dor nos joelhos em caso de dor crónica, existem inúmeras terapias que podem apresentar resultados positivos se forem adotadas numa mudança do estilo de vida, ao longo do tempo.

Aqui estão as nossas quatro principais dicas para o controlo da dor nos joelhos, que podem ajudar a recuperar os seus movimentos e voltar a desfrutar destes:

1. Exercício físico e alongamentos

Mova-se mais e sente-se menos durante o dia, de forma a controlar a dor nos joelhos. Se tiver dor nos joelhos devido a artrose, manter-se ativo irá promover a mobilidade e função, bem como estimular o seu estado de espírito - uma vantagem para enfrentar qualquer desafio. Dependendo da condição, o US Center for Disease Control recomenda 150 minutos de atividade por semana, a fim de manter e promover a saúde das articulações. Os exercícios para a dor nos joelhos podem ser muito eficazes no alívio da dor ao longo do tempo.

2. Manter um peso saudável

Manter-se em forma diminui a carga colocada nas suas articulações, especialmente nos joelhos. Comprometa-se a fazer uma dieta equilibrada e manter-se fisicamente ativo de modo a manter um peso saudável; o que poderá ajudá-lo antes de precisar de recorrer a um tratamento para a dor nos joelhos.

3. Terapia de quente e frio

A terapia alternada entre quente e frio pode reduzir a rigidez e aumentar a mobilidade nas articulações do joelho. Recomendamos tomar um duche quente de manhã e ir dormir com um cobertor quente ou uma almofada de aquecimento à noite como tratamento para a dor nos joelhos e que refresca o seu espírito, bem como as suas articulações. A terapia do frio é também calmante para os joelhos inflamados. Envolva um saco de gelo em gel com uma toalha e aplique no joelho durante 20 minutos de cada vez, várias vezes ao dia.

4. Mudanças de dieta

A dieta tem um impacto no seu corpo e na forma como se sente. Desta forma têm sido estudados certos alimentos e os efeitos inflamatórios que apresentam no corpo.

Menos inflamação deveria significar menos dores nas articulações e nos joelhos e, por conseguinte, um melhor controlo da dor nos joelhos. Alguns estudos centram-se em alimentos ricos em ácidos gordos Ómega-3, desempenhando um papel na redução da inflamação. Os alimentos ricos em Ómega-3 incluem: azeite virgem, curcuma, nozes, sementes de chia, linhaça, e peixe rico em gorduras. O gengibre também tem sido muito estudado quanto ao seu efeito anti-inflamatório. A Arthritis Research UK apresenta uma análise detalhada da dieta disponível e investigações da artrose.