Os tratamentos para a dor nos pulsos, assim como o alívio para a dor nas mãos e dedos, são prioridade máxima quando se depara com a realidade do dia-a-dia de ter de trabalhar, cozinhar, conduzir, fazer compras - até ligar a televisão. Aqui ajudamo-lo a perceber como se livrar da dor no pulso e encontrar o tratamento que melhor funciona para si. Assim pode voltar a realizar os movimentos que o fazem sentir-se bem. Porque há poucas coisas melhores na vida do que realizar movimentos sem dor. ...
Primeiro, vamos rever os pontos sobre o que causa a dor nos pulsos. Em grande parte, a dor nos pulsos pode ser provocada por danos em qualquer parte do pulso – incluindo articulações, músculos, nervos ou tendões que passam por este – podendo causar formigueiro, fraqueza ou dor. Tudo isto pode significar dificuldade em executar tarefas do dia-a-dia como: agarrar coisas com as mãos ou fechar um punho. A dor no pulso é frequentemente causada por lesões repetitivas de uso. A osteoartrose nos pulsos também pode causar crises inflamatórias que provocam muitas dores.
Lesões a curto prazo também podem causar dor nos dedos e polegar, como uma entorse. Tal como a dor no pulso, a dor nos dedos e polegar também podem ser causadas por condições médicas como a artrite. A tendinite também é muito comum nos dedos, o que pode resultar no dedo em gatilho, onde os tendões inflamados dificultam a movimentação dos dedos. Também podem existir danos nos nervos, como a síndrome da mão-ombro que pode resultar em dores no braço, mas também nas mãos e dedos.
Cuidados a ter e tratamentos caseiros para aliviar a dor nos pulsos
A dor nos pulsos nem sempre requer tratamento médico. Se está à procura da melhor forma de resolver a dor que sente nos pulsos em casa, está no sítio certo. Aqui apresentamos alguns tratamentos caseiros para a dor nos pulsos que pode considerar caso sinta dor, formigueiro ou dormência nas mãos ou pulsos.
Os tratamentos e cuidados a ter para a dor no pulso e mãos incluem:
Aplicar frio na zona
Aplicar gelo no pulso ou na mão pode ajudar a reduzir a inflamação e o inchaço nos tecidos lesionados devido a uma lesão recente. Um saco de gelo – ou mesmo um saco de ervilhas congeladas – serve. Nunca aplique gelo diretamente na pele. Em vez disso, envolva o saco de gelo (ou de vegetais congelados!) numa toalha fina e de seguida, aplique-a no pulso. ...
Usar uma tala
Usar uma tala pode dar-lhe algum suporte para o pulso ou dedos à medida que faz as suas atividades do dia-a-dia. Pode até perceber que só precisa de uma tala à noite. Fale com um fisioterapeuta para ver se uma tala pode ajudá-lo e como escolher a certa para si.
Usar um ligadura
Para uma pequena lesão no pulso, envolva o pulso e a mão numa ligadura elástica de forma a mantê-lo relativamente apoiado e imobilizado enquanto recupera. Certifique-se de não colocar a ligadura muito apertada. O objetivo não é cortar a circulação na sua mão. Se as pontas dos dedos estiverem frias, é possível que tenha enrolado a ligadura com demasiada força. Basta libertá-lo, relaxar um pouco e reembrulhar.
Dar repouso à àrea lesionada
Para uma lesão recente, descanse o pulso ou a mão. Sabemos que pode ser difícil não usá-los (precisa das mãos para tudo, certo?) , mas tirar algum tempo para recuperar pode ser vantajoso. Se não for uma lesão recente, faça repouso absoluto quando realizar atividades que lhe causam dor ou desconforto. Isso pode continuar a inchar e a pressionar o pulso. Descanse de forma a não criar pressão no locais da dor.
Realizar alongamentos e exercícios para os pulso
Exercícios de flexibilidade e força para os pulsos podem ajudar a aliviar e prevenir o desconforto nos pulsos. Experimente realizá-los depois de um banho quente ou duche, quando os músculos estiverem mais flexíveis. Nunca estique ou exercite um pulso altamente inflamado.
Manter hábitos de trabalho ergonômicos
Movimentos repetitivos fazem parte das nossas vidas. Não há como contornar isso. Mas, pode tomar medidas para minimizar o impacto negativo destes movimentos mantendo práticas de trabalho ergonómicas. A chave é certificar-se de que os pulsos não estão dobrados para cima ou para baixo quando está a trabalhar. Em vez disso, estarem numa posição neutra. Ajuste a altura do teclado em conformidade.
Por vezes, a dor no pulso é de tal forma severa que as alternativas não medicamentosas não conseguem travar a dor e é necessário recorrer a medicamentos não sujeitos a receita médica.
Pode optar por tomar um analgésico para as dores nos pulsos, na forma de comprimido. Também pode optar por geles, sprays ou emplastros, já que a mão pode ser um lugar complicado para aplicar o produto!
Descubra as alternativas Voltaren para o alivio da dor
Saúde, bem-estar e dor
A dor raramente é só física, e nem sempre é resolvida tomando apenas medicamentos. Voltaren é o seu aliado para ajudar a ter um maior controlo na sua viagem da dor, desde a forma de dormir, até ao que come, bem-estar mental e terapias complementares de alívio da dor.