Treino de corrida em ginásio indoor.

O melhor guia para a gestão e tratamento das da dor nos joelhos

Share this article

PARTILHE ESTE ARTIGO:

Fazer com que se sinta melhor e volte às suas atividades diárias regulares, com um tratamento fiável para a dor nos joelhos, é a nossa prioridade número um. Foi por isso que elaborámos um guia completo para aquelas alturas em que não se sente você mesmo devido à dor que sente nos joelhos, quer sejam sintomas agudos a curto prazo, ou uma condição crónica a longo prazo.

Quer tenha-se apercebido recentemente que precisa fazer algo para resolver a dor nos joelhos, quer seja um mestre na gestão da dor, este guia tem as melhores alternativas para si, na sua jornada para atingir o alívio da dor nos joelhos.

Como tratar a dor nos joelhos com alterações no seu estilo de vida

O tratamento para a dor nos joelhos varia consoante a dor seja crónica ou aguda - por outras palavras, se a dor é contínua e duradoura ou resultado de uma lesão ou trauma que passa num curto espaço de tempo.

Para o tratamento da dor nos joelhos, em caso de dor aguda ou de uma crise de artrite, pratique o método R.I.C.E:

Mulher sentada no sofá e com dor no joelho.

Repouso (Rest)

O descanso é necessário para a reparação dos tecidos. O peso e a continuação de movimento poe agravar a dor num joelho já afetado. Fique confortável e prepare-se para permanecer sentado ou deitado durante os primeiros dias depois de ter sofrido uma lesão.

Aplicação de gelo no joelho.

Gelo (Ice)

O frio pode ser útil na redução da dor aguda e inflamação nos primeiros dias após uma lesão. Coloque um saco de gelo no joelho ao longo do dia. Nunca aplique diretamente na pele. Em vez disso, envolva-o numa toalha fina e depois coloque-o no seu joelho. ...

 

Read More

Tratamento com ligadura de compressão no tornozelo.

Compressão (Compression)

A compressão pode ajudar a reduzir o inchaço. Considere envolver cuidadosamente o seu joelho com uma ligadura. Uma palavra de precaução - certifique-se de que não aperta demasiado a ligadura ou aplica compressão excessiva, uma vez que isto pode interferir com a circulação sanguínea.

Posiçaõ com pernas elevadas no sofá.

Elevação (Elevate)

A elevação também ajuda a reduzir o inchaço. Eleve o joelho enquanto descansa.

Para o tratamento da dor nos joelhos em caso de dor crónica, existem inúmeras terapias que podem apresentar resultados positivos se forem adotadas numa mudança do estilo de vida, ao longo do tempo.

Aqui estão as nossas quatro principais dicas para o controlo da dor nos joelhos, que podem ajudar a recuperar os seus movimentos e voltar a desfrutar destes:

1. Exercício físico e alongamentos

Mova-se mais e sente-se menos durante o dia, de forma a controlar a dor nos joelhos. Se tiver dor nos joelhos devido a artrose, manter-se ativo irá promover a mobilidade e função, bem como estimular o seu estado de espírito - uma vantagem para enfrentar qualquer desafio. Dependendo da condição, o US Center for Disease Control recomenda 150 minutos de atividade por semana, a fim de manter e promover a saúde das articulações.1 Os exercícios para a dor nos joelhos pode ser muito eficaz no alívio da dor ao longo do tempo.

2. Manter um peso saudável

Manter-se em forma diminui a carga colocada nas suas articulações, especialmente nos joelhos. Comprometa-se a fazer uma dieta equilibrada e manter-se fisicamente ativo de modo a manter um peso saudável; o que poderá ajudá-lo antes de precisar de recorrer a um tratamento para a dor nos joelhos.

3. Terapia de quente e frio

A terapia alternada entre quente e frio pode reduzir a rigidez e aumentar a mobilidade nas articulações do joelho. Recomendamos tomar um duche quente de manhã e ir dormir com um cobertor quente ou uma almofada de aquecimento à noite como tratamento para a dor nos joelhos e que refresca o seu espírito, bem como as suas articulações. A terapia do frio é também calmante para os joelhos inflamados. Envolva um saco de gelo em gel com uma toalha e aplique no joelho durante 20 minutos de cada vez, várias vezes ao dia.

4. Mudanças de dieta

A dieta tem um impacto no seu corpo e na forma como se sente. Desta forma têm sido estudados certos alimentos e os efeitos inflamatórios que apresentam no corpo.

Menos inflamação deveria significar menos dores nas articulações e nos joelhos e, por conseguinte, um melhor controlo da dor nos joelhos. Alguns estudos centram-se em alimentos ricos em ácidos gordos Ómega-3, desempenhando um papel na redução da inflamação. Os alimentos ricos em Ómega-3 incluem: azeite virgem3, curcuma4, nozes, sementes de chia, linhaça, e peixe rico em gorduras. O gengibre também tem sido muito estudado5 quanto ao seu efeito anti-inflamatório. A Arthritis Research UK apresenta uma análise detalhada da dieta disponível e investigações da artrose.6

Como tratar um joelho com dores através de medicação

Para um rápido alívio dda dor nos joelhos, por vezes a melhor opção é seguir a via da medicação. As mudanças no estilo de vida tendem a levar tempo até surtirem efeito. Mas, por vezes, é necessário um alívio da dor nos joelhos mais rápido para que se possa voltar ao trabalho. ...

Uma palavra de prudência é, no entanto, necessária. Só porque a sua dor nos joelhos melhora depois de tomar medicamentos, isto não significa que a sua lesão ou condição subjacente tenha desaparecido. Deve ainda exercer um bom discernimento ao realizar atividades físicas com um joelho agora menos dorido, mas ainda com uma lesão.

Read More

Homem a ver-se no espelho.

Há várias opções de medicação para o alívio da dor nos joelhos. Por exemplo:

  • Medicamentos orais, por exemplo paracetamol, ibuprofeno ou diclofenac
  • Medicamentos tópicos, como geles ou emplastros Voltaren, que aliviam a dor com o AINE (anti-inflamatório não esteróide) diclofenac
  • TENS - isto não é propriamente medicação, mas sim terapia de estimulação eléctrica transcutânea dos nervos que pode aliviar a dor crónica nos joelhos. Fornece estimulação eléctrica de baixa tensão através de elétrodos colocados na pele, fornecendo esses sinais ao cérebro, resultando no alívio da dor
  • Cirurgia, pode ser recomendada pelo seu médico para corrigir qualquer dano no seu joelho, ou substituir completamente a articulação
Imagem com gama de produtos Voltaren.

Voltaren para o alívio da dor nos joelhos

Voltaren Emulgelex proporciona alívio da dor e inflamação nas articulações durante todo o dia (quando aplicado de manhã e à noite). A dor e o inchaço podem ser causados pelo uso excessivo das articulações durante a atividade física, tal como caminhar, fazer exercício ou jardinagem. Pode usar Voltaren gel para dores dor nos joelhos causada por osteoartrose ou tensões musculares.

Os emplastros medicamentosos Voltaren Plast são para uso em entorses e tensões musculares, incluindo os músculos em torno da zona do joelho. Proporcionam até 12 horas de alívio da dor localizada.

Como funciona Voltaren para no alívio da dor nos joelhos?

Voltaren gel é um medicamento AINE não sujeito a receita médica que contém diclofenac. O diclofenac funciona reduzindo as substâncias no seu corpo que causam inflamação. Ao aliviar a inflamação, Voltaren funciona como um tratamento eficaz no alívio da dor nos joelhos e acelera a recuperação.

O gel é aplicado na pele sobre a zona afetada e, portanto, é direcionado para o local da dor. O gel cria um reservatório de diclofenac quando aplicado regularmente, o que resulta numa fonte da substância ativa ao longo do dia para um alívio duradouro da dor e inflamação. A tecnologia utilizada neste produto ajuda o gel a penetrar profundamente na pele para melhorar a distribuição da substância ativa, diclofenac, no local da dor e do inchaço.

A tecnologia utilizada é uma combinação única de gel e creme, proporcionando um efeito refrescante e calmante quando aplicado na pele. Voltaren tem ainda um efeito de tripla ação clinicamente comprovado, alivia a dor, reduz a inflamação, e acelera a recuperação, tornando-o um eficaz analgésico para a dor nos joelhos.

Os emplastros medicamentosos Voltaren Plast também podem ser utilizados na dor nos joelhos, dores musculares e inchaços causados por tensões agudas, entorses e hematomas. Estes emplastros proporcionam um alívio poderoso e direcionado para o local da dor no joelho, além de serem discretos e flexíveis para usar debaixo da roupa. Pode usar um a cada 12 horas (manhã e noite) durante 7 dias.

Como utilizar o gel Voltaren no alívio da dor nos joelhos

Voltaren com tripla ação, alivia a dor, reduz a inflamação, e acelera a recuperação. A utilização do gel Voltaren na dor dos joelhos não podia ser mais simples. Eis como utilizar:

 

Voltaren Emulgelex Voltaren Emulgel
As abas, localizadas de cada lado da tampa, irão quebrar quando a mesma for aberta pela primeira vez. Antes da primeira utilização, verificar se as abas não estão partidas. A primeira vez que abrir o tubo, terá de partir o selo de proteção Para remover o selo antes da primeira utilização, rode a tampa para a retirar. Utilize o orifício no lado superior da tampa para inserir, torcer e remover o selo em forma de estrela do tubo.
Basta abrir a tampa. Use o dedo, polegar, a mão ou mesmo a borda de uma mesa contra a parte inferior da tampa para abrir. Fácil! Coloque os seus dedos confortavelmente à volta do topo do triângulo. Basta torcer a tampa. Fácil!

 

  1. Abrir o tubo:
    • As abas, localizadas de cada lado da tampa, irão quebrar quando a mesma for aberta pela primeira vez. Antes da primeira utilização, verificar se as abas não estão quebradas.
    • Basta abrir a tampa. Use o dedo, polegar, a mão ou mesmo a borda de uma mesa contra a parte inferior da tampa para abrir. Fácil!
  2. Retirar uma pequena quantidade, do tamanho de uma cereja ou uma noz, dependendo do tamanho da área afetada.
  3. Esfregar suavemente na pele no local onde está a sentir dor.
  4. Aplicar Voltaren com a frequência indicada no respetivo folheto informativo.
  5. Recupere a alegria do movimento. Sinta-se melhor.

Utilizar até 14 dias para dores musculares ligeiras a moderadas, inflamação pós-traumática dos tendões, ligamentos, músculos e articulações, e até 21 dias para formas localizadas de reumatismo degenerativo (adultos a partir dos 18 anos), salvo indicação em contrário do seu médico. Assim que a sua dor diminuir, deixe de usar Voltaren. Se a dor e inchaço não melhorarem dentro de 7 dias, ou se piorarem, consulte o seu médico.

Não aplicar na pele com cortes, feridas abertas, com rash ou eczema. Pare o tratamento se desenvolver rash cutâneo após aplicação do produto.

Podem ser usadas ligaduras ou braçadeiras frequentemente utilizadas em lesões tais como entorses. No entanto, não utilizar o gel sob pensos oclusivos ao ar. Para mais informação sobre precauções ao usar Voltaren, por favor leia o folheto informativo e consulte o seu médico ou farmacêutico.

Aplicação de Voltaren.

Qual a quantidade a aplicar para o alívio da dor nos joelhos

A quantidade de gel a aplicar depende da área de tratamento, que pode estar entre o tamanho de uma cereja e uma quantidade de gel do tamanho de uma noz. Isto equivale a uma quantidade entre 2g e 4g de gel.

Quando consultar um medico?

Talvez a parte mais importante da gestão da dor nos joelhos seja saber quando não se deve tratar a dor em casa. Deve procurar aconselhamento médico se sentir os seguintes sintomas de dor nos joelhos:

  • Incapacidade de suportar peso no joelho
  • Instabilidade no seu joelho ou sensação de que o seu joelho está prestes a ceder
  • Inchaço notável do joelho
  • Incapacidade de estender completamente ou fletir o joelho
  • Deformidade clara na sua perna ou joelho
  • Vermelhidão, dor e inchaço no joelho, acompanhados de febre
  • Dores graves no joelho resultantes de uma lesão

Por vezes, consultar um médico é a melhor opção, e é certamente melhor fazê-lo do que ficar preso à dor. Quanto mais cedo encontrar um regime de alívio da dor, mais cedo poderá começar de novo a desfrutar do movimento.

Homem a praticar posição de yoga no parque.

6 tratamentos caseiros para o alívio da dor de costas

Quando a dor de costas o deixa deitado no sofá, experimente estas técnicas para fazer em casa

 

Saiba mais

Mostrar todas as referências

Fechar referências

Share this article

PARTILHE ESTE ARTIGO: