Homem com evidência de dor no cotovelo.

Métodos alternativos para o alívio da dor

Share theis article

PARTILHE ESTE ARTIGO:

Se estiver com dores, pode ser uma boa ideia explorar as opções que existem para aliviar a dor, incluindo terapias que complementam ou fornecem uma alternativa  à medicação para aliviar a dor.   Se já está a tomar conta da situação ou, se já está a tomar analgésicos prescritos pelo seu médico, para o alivío da dor, pode sentir necessidade em encontrar outras alternativas para alivar o que sente, sem ter de recorrer a mais comprimidos. Compilámos este artigo, para si, como um ponto de partida para explorar métodos alternativos de gestão da dor,  de forma a que possa voltar a si mesmo, alegre e sem dor.

 

A dor é uma sensação física desconfortável (no mínimo!) que muitas vezes aparece para indicar que algo não está bem. Este "algo está errado" pode surgir de um osso partido, de um cheiro que o está a incomodar, ou de doenças mais graves. A dor pode ser descrita como dolorosa, palpitante, aguda, semelhante a uma sensação de aperto, e inúmeras outras formas, dependendo do que está a sentir,1 e diferente de pessoa para pessoa.


A dor crónica, ou dor que dura durante três meses ou mais, difere da dor aguda (dor de duração curta), que pode sentir após uma lesão ou distensão. Dor crónica é uma dor que ultrapassa o tempo normal de recuperação. A dor crónica muitas vezes não serve de razão para abrandar, de modo a evitar mais lesões.2,3 Por outras palavras, já não está lá para lhe dizer que "alguma coisa está mal". Muitas vezes é uma dor residual resultante de uma condição subjacente, como a osteoartrose, ou uma lesão antiga, e já não é um sinal de alerta, como a dor aguda é. É por isso que encontrar métodos alternativos para o alívio da dor, pode ser tão importante nestes casos.

 

Read More

Porquê procurar terapias alternativas de alívio da dor?

A dor pode afetar o seu estilo de vida, relacionamentos e até mesmo a sua profissão. De facto, a dor pode fazer com que nos afastemos das pessoas que amamos e das atividades de que gostamos - 75% das pessoas que sofrem de dores, sentiram que a sua vida social foi afetada devido à4dor.

 

Pode fazer com que se isole, de forma mais ou menos intensa. Provavelmente tinha o hábito de sair com amigos à noite, mas viu-se numa situação, obrigado a dizer que "não" porque é muito desconfortável entrar e sair do carro para lá chegar. Ou talvez signifique que passou a  cozinhar menos vezes as coisas que gosta, porque abrir latas e frascos tornou-se numa tarefa muito difícil.

A dor também pode diminuir a qualidade do seu sono. A privação de sono tem elevada ligação a indicadores de saúde enfraquecidos, a curto e a longo prazo, e à diminuição do bem-estar mental.5

Algumas doenças que causam maior incómodo podem não ter tratamento possível. No entanto, encontrar um regime de gestão da dor – que pode incluir tratamentos alternativos para a dor – é necessário para garantir a sua qualidade de vida. Nesta situação, resistir à dor e tentar apenas "sorrir e aguentar", não é necessariamente o melhor caminho a tomar, especialmente quando a dor não é apenas um sinal de aviso de que algo não está bem, mas sim uma doença. Explorar métodos alternativos de alívio da dor pode ser o que precisa para conseguir viver a vida ao máximo novamente.

Tratamentos alternativos da dor, juntamente com alternativas não sujeitas a receita médica, podem ser úteis na redução da dependência dos analgésicos de prescrição médica.6

Métodos alternativos para o alívio da dor

Métodos e terapias alternativas para o alívio da dor são todos os tratamentos ou intervenções que complementem ou substituam as alternativas terapêuticas convencionais.

 

 

Read More

Homem dá apoio a colega enquanto ete encesta um bola a jogar basquetebol.

Aparelhos de apoio

Os aparelhos de apoio podem ser úteis para aliviar a dor numa área lesionada ou danificada, seja resultante de uma condição crónica, de uma lesão ou de uma cirurgia. Os aparelhos de apoio podem reduzir o inchaço e podem ser úteis para manter as articulações estáveis e alinhadas, de modo a que nenhuma dor adicional seja provocada por movimentos não naturais ou pela forma de andar.7

Alguns aparelhos de apoio vêm em tamanhos já fixos. Outros podem ser adaptados para si. Se está a experimentar um aparelho de apoio pela primeira vez,  é melhor optar por um modelo pré-feito para experimentar primeiro e ver se gosta. 

Terapia TENS

TENS significa neuroestimulação elétrica transcutânea. A TENS proporciona a estimulação elétrica, de baixa tensão, aos nervos através de elétrodos ligados à pele. 

Ao aplicar uma estimulação, não dolorosa, nos nervos que rodeiam o local da dor, a terapia TENS consegue mudar a forma como o seu cérebro reage à dor. Pensa-se também que o alívio da dor com TENS  possa ser alcançado, através da modificação do nível endorfinas libertadas, como resultado da eletroestimulação.  

Massagem

A massagem é uma forma ótima de relaxar e satisfazer-se, com algum auto-cuidado. Também pode ser uma ferramenta poderosa como alternativa na gestão da dor.Pode optar por marcar uma consulta com um massagista licenciado ou tentar fazer uma auto-massagem, em casa. A massagem pode ser feita com diferentes graus de pressão. Tenha em mente que uma massagem não precisa ser dolorosa para ser terapêutica. Então, deite-se e aproveite.

Yoga

Alguns estudos têm demonstrado que o yoga é eficaz na redução da dor, embora os mecanismos que comprovam isso se mantenham incertos.Não interessa. Se ajuda a reduzir a dor, nós gostamos!

Dores lombares

Fazer uma aula de yoga pode ser benéfico para expandir o seu círculo de apoio, à medida que o incentiva a sair de casa e falar com outras pessoas com pelo menos um interesse semelhante (yoga!). Sistemas de suporte como este podem ser especialmente úteis na gestão da dor, que consegue ser muito solitário. Outro benefício adicional do yoga, é a capacidade de apoio na gestão do peso, o que é benéfico para gerir e até reduzir a dor. 10 Então, vá em frente! Aprenda algumas posições de yoga e comece a mexer o corpo (com calma, claro!).

Biofeedback

O biofeedback é um tipo de técnica Mente-Corpo que utiliza sensores, para fornecer informações sobre as respostas biológicas do seu corpo, como:

  • Frequência cardíaca
  • Nível respiratório
  • Contrações musculares
  • Transpiração

O biofeedback pode ser utilizado para lidar com a dor física e respostas emocionais como, ansiedade ou stress.11

Dando uso à informação recebida, durante a terapia de biofeedback, pode tentar praticar técnicas de relaxamento mais direcionadas - como relaxar certos músculos ou abrandar a sua respiração - usando os resultados em tempo real do seu corpo, como guia. Este tipo de ligação mindfulness e de relaxamento, pode direcioná-lo para o caminho do movimento sem dor.

Share theis article

PARTILHE ESTE ARTIGO:

Mostrar todas as referências

Fechar referências